ALAGOAS

Governo Estadual inaugura UPA do Jacintinho

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inauguram, nesta sexta-feira (1º de novembro), às 10 horas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, em Maceió. Localizada no Ladeirão do Óleo, a estimativa é de que o equipamento beneficie 162.401 habitantes do bairro e de localidades do entorno, reforçando a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.

A nova UPA foi construída com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), da ordem de R$ 5 milhões, e terá capacidade para atender 10.500 usuários por mês, sendo 350 por dia. A implantação faz parte da política do Governo de Alagoas de investir na construção de novas unidades de saúde, beneficiando a população alagoana atendida pelo SUS.

Unidade de Pronto Atendimento do Jacintinho será inaugurada nesta sexta (1º) com 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência (Carla Cleto)

“A construção da UPA do Jacintinho faz parte do maior conjunto de investimentos em saúde pública da história de Alagoas, feito com recursos próprios, e que contempla, ainda, a implantação de cinco hospitais, um deles já entregue e em funcionando, que é o Hospital da Mulher. Nos próximos meses, vamos inaugurar o Metropolitano, em Maceió, e seguir com o calendário de entrega dos regionais do Norte, em Porto Calvo; da Mata, em União dos Palmares; e do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia; cada um deles com 123 leitos”, citou Renan Filho.

A UPA do Jacintinho é do tipo III e vai funcionar 24 horas, assegurando atendimento intermediário entre a Atenção Básica e Média e Alta Complexidade. A unidade possui 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência, além de dispor das especialidades de pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia, divididas em seis consultórios médicos.

Unidade de Pronto Atendimento do Jacintinho será inaugurada nesta sexta (1º) com 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência (Carla Cleto)

Serão ofertados à população os serviços de classificação de risco, sala de nebulização, sala de gesso, laboratório, exames de raios-x e eletrocardiograma. Até o final deste ano, o Governo de Alagoas vai entregar a UPA do Tabuleiro, que foi construída no prédio do antigo Ambulatório 24 Horas Assis Chateaubriand.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, Alagoas está vivenciando um momento de reestruturação da rede hospitalar e ampliação dos atendimentos.

Unidade de Pronto Atendimento do Jacintinho será inaugurada nesta sexta (1º) com 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência (Carla Cleto)

“Inauguramos o Hospital da Mulher, que está em pleno funcionamento. E, pouco mais de 30 dias após a entrega do hospital, iremos entregar a UPA do Jacintinho. O Governo de Alagoas investe para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Somente esta UPA vai beneficiar mais de 162 mil pessoas”, destacou.

Jacintinho – O bairro do Jacintinho está inserido no 5° Distrito de Saúde e possui uma população de 86.514 habitantes. No bairro, existem duas unidades da rede estadual de saúde, o Ambulatório 24 horas João Fireman (que será desativado e seus funcionários irão atuar na UPA do Jacintinho) e o Módulo Odontológico Raimundo Marinho.

A UPA do Jacintinho também beneficiará os moradores do Feitosa, Barro Duro, São Jorge e Serraria. Os serviços também são extensivos aos moradores do I e VIII Distritos de Saúde, que são Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica e Cruz das Almas.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Visita técnica inicia trabalho colaborativo para requalificação da Serra da Barriga em União dos Palmares

Uma equipe representando diversos órgãos do Governo Federal, Governo de Alagoas, Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu…
ALAGOAS

Crédito do Trabalhador: um ano de conquistas para os microempresários do turismo alagoano

Uma das principais atividades econômicas do estado, sinônimo de transformação social através da geração de emprego e renda, o turismo…
ALAGOAS

Capital alagoana é o segundo destino nacional mais buscado para as férias de julho

O Destino Alagoas segue na preferência dos viajantes brasileiros. Em pesquisa divulgada pela Decolar, agência de viagens líder da América…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :