Notícias

Governador assina isenção fiscal para produção de grãos em Alagoas

O governador Renan Filho visitou, nesta quinta-feira (31), a 69ª edição da Expoagro, maior feira do agronegócio de Alagoas. Na ocasião, ele assinou o decreto que concede crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nas operações internas e interestaduais do milho, milheto, soja e sorgo, feitas por produtores estabelecidos no Estado.

Thiago Sampaio

A medida desonera e reduz a carga tributária em 2% na venda dos grãos para dentro e fora do Estado. “Estamos assinando um decreto que retira tributo da produção de grãos. O Governo do Estado já fez isso em benefício de outros segmentos. Nós desoneramos as cadeias produtivas do frango, do coco, do leite, da carne e agora da cadeia produtiva dos grãos. Isso vai garantir aumento da área plantada, da produção e, por consequência, a geração de novos empregos”, explicou o governador.

Um dos maiores produtores de milho do estado, José Almeida afirmou que o decreto é muito importante porque garante liquidez à produção. “Temos dificuldade de escoar a produção e, com esse incentivo, vamos conseguir chegar a outros Estados, a exemplo de Pernambuco e da Paraíba, com preço competitivo, que nos dará condições de brigar no mercado”, observou Zezé Almeida, como é conhecido.

Thiago Sampaio

O produtor de grãos Ivanilson Araújo recordou que a assinatura do decreto atende a um pleito do setor. Segundo ele, a medida garante segurança comercial. “O governador foi sensível ao nosso pleito. Nós estamos muito satisfeitos porque o decreto vai nos dar uma abertura comercial muito grande. Vai possibilitar, também, a vinda de outros produtores aqui para o estado, porque temos ainda muita terra à disposição para a produção de grãos”, avaliou.

A previsão da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) é de que a safra de grãos 2019 / 2020 em Alagoas atinja a marca recorde de 5,7 mil toneladas.

Thiago Sampaio

“Desde 2015, quando o Governo do Estado passou a tratar a produção de grãos como prioridade, chegamos a aproximadamente 7 mil hectares cultivados com altíssima tecnologia. Trata-se de uma das culturas que mais crescem em Alagoas”, revelou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Sílvio Bulhões

Prestigiaram, ainda, a solenidade os secretários de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias; da Fazenda, George Santoro; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; e do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques. Estiveram presentes, também, o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva; e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, dentre outros representantes do setor.

Expoagro

A 69ª edição da Expoagro foi aberta no dia 25 de outubro e segue até 3 de novembro (domingo), no Parque da Pecuária, bairro do Prado, em Maceió.

A expectativa da ACA é de que a feira movimente cerca de R$ 10 milhões, com destaque para a realização dos sete leilões. O evento deve atrair mais de 100 mil pessoas. Cerca de150 expositores participam desta edição da Expoagro.

Artigos relacionados
Notícias

Cresce em 9% o número de turistas internacionais que vêm passar a virada do ano no Brasil

A quantidade de turistas internacionais que compraram passagem para o Brasil para a semana de 25 a 31 de dezembro…
Notícias

MSC Grandiosa chega novamente a Maceió

O navio de cruzeiros é um dos maiores do mundo e Maceió tem sido um dos destinos turísticos procurados O…
Notícias

Aberta chamada pública para agências que desejam receber turistas chineses

As agências brasileiras de viagem interessadas em receber turistas chineses já podem se cadastrar junto ao Ministério do Turismo. O…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :