ALAGOAS

Governador visita UPA Jacintinho

 

Um dia após ser inaugurada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Ismar Gatto, no bairro do Jacintinho, em Maceió, entrou em pleno funcionamento, na manhã deste sábado (2). Em duas horas e meia, 47 pacientes foram atendidos.

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, visitaram o equipamento de saúde e acompanharam os serviços prestados à população. O vereador por Maceió, Francisco Sales, também esteve presente.

“Essa UPA utiliza um moderno sistema de classificação. O cidadão é atendido por grau de risco. Se chegar aqui uma pessoa com alto risco, será assistida mais rapidamente, mas todos serão atendidos com a celeridade necessária para que o serviço tenha resolutividade”, disse o governador.

Primeiro dia de funcionamento da UPA do Jacintinho (Foto: Thiago Sampaio)

O secretário de Saúde informou que, até o final do próximo mês, o Governo do Estado vai inaugurar a UPA do Tabuleiro do Martins para, no início de 2020, começar a construção da Unidade de Pronto Atendimento da Chã da Jaqueira. Ao todo, Maceió terá em funcionamento cinco desses equipamentos especializados em urgência. A rede de UPAS vai agir para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE).

“A UPA do Jacintinho está funcionando plenamente. A ideia é que a gente possa avançar na prestação desse tipo de serviço, aproximando, cada vez mais, a saúde da população”, avaliou Alexandre Ayres.

Primeiro dia de funcionamento da UPA do Jacintinho (Foto: Thiago Sampaio)

Moradora do bairro do Feitosa e com dores abdominais, Jadiane Freitas da Silva Noberto, 32 anos, foi uma das primeiras pacientes a serem atendidas na UPA do Jacintinho. Ela estava acompanhada pelo marido, Damião Pereira. Eles aprovaram os serviços.

“O atendimento foi bom e rápido”, atestou Jadiane. “Muito bom, muito bom, muito bom!”, fez questão de enfatizar Damião. “A gente só tinha aqui o minipronto-socorro, mas agora a estrutura da UPA é outra coisa”, acrescentou.

Primeiro dia de funcionamento da UPA do Jacintinho (Foto: Thiago Sampaio)

A UPA do Jacintinho foi a primeira Unidade de Pronto Atendimento da capital entregue e construída com recursos próprios do Governo do Estado, da ordem de R$ 5 milhões. Terá capacidade de atender 10.500 usuários por mês, sendo 350 por dia. O equipamento é do tipo III e vai funcionar 24 horas, assegurando atendimento intermediário entre a Atenção Básica e Média e Alta Complexidade.

São 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência, além de dispor das especialidades de pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia, divididas em seis consultórios médicos.

Conjunto

O Governo de Alagoas entregou, em setembro, o Hospital da Mulher, no bairro do Poço, em Maceió, e está construindo, ainda na capital, o Metropolitano, além de três regionais no interior do estado, nos municípios de Porto Calvo, União dos Palmares e Delmiro Gouveia. Trata-se do maior conjunto de investimentos já realizado na área da saúde pública de Alagoas.

Primeiro dia de funcionamento da UPA do Jacintinho (Foto: Thiago Sampaio)

“Vamos continuar reduzindo os índices de violência, melhorando a educação e investindo em infraestrutura, mas, também, fazendo a mais decisiva mudança na saúde pública. É disso que o cidadão precisa”, finalizou Renan Filho.

Secom/Severino Carvalho

Artigos relacionados
ALAGOAS

Alagoas é finalista em prêmio internacional de cidades inteligentes com projeto apoiado pelo Governo do Estado

Alagoas foi selecionado como finalista do “LATAM Smart City Awards”, importante premiação latino-americana que reconhece iniciativas inovadoras voltadas para cidades…
ALAGOAS

Em Córdoba, Setur promove Destino Alagoas, capacita 200 agentes e celebra resultados

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) promoveu o Summit Córdoba, em parceria com a Al Mundo do…
ALAGOAS

Setur promove Destino Alagoas no Festival Internacional de Turismo Cataratas, em Foz do Iguaçu

Um dos principais eventos de turismo do país está acontecendo neste mês de junho e a Secretaria de Estado do…