ALAGOAS

Sedetur divulga artesanato alagoano em Belo Horizonte

Nove artesãos e associações foram selecionados no edital; Evento acontece de 03 a 08 de dezembro

Texto de Letícia Cardoso

Fotos de Kaio Fragoso

A história de Alagoas e sua cultura serão contadas na 30ª Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte, entre os dias dias 03 e 08 de dezembro,  através das peças de nove artesãos e associações do estado. A seleção foi feita por meio de edital lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), com o intuito de promover o artesanato alagoano em novos mercados. O resultado foi divulgado no Diário Oficial de Alagoas e pode ser acessado pelo link: bit.ly/ResultadoEdital-FeiradeBH.

Os selecionados foram: Amor Caseado, do município de Boca da Mata; Associação do Pontal da Barra, Enauro e Eneide Sá, de Maceió; Cooperartban, de Marechal Deodoro; Grupo Produtivo João das Alagoas, de Capela; Associação das Artesãs de Feliz Deserto, no Litoral Sul; Bordelie, de São Miguel dos Campos; e Jasson, de Belo Monte.

sedetur 3

“Além de demonstrar para o resto do Brasil o diferencial do nosso artesanato, são nessas feiras onde os artesãos conseguem fazer mais vendas dos produtos deles, tanto no local, quanto por encomenda. Enquanto estado, nós queremos mostrar para o mundo uma Alagoas Feita a Mão, que tem representada em cada peça a nossa cultura e história”, explica Olívia Tenório, Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico da Sedetur.

A Sedetur é responsável pelo estande disponibilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e viabiliza, além do transporte das peças dos artesãos no caminhão do programa Alagoas Feita à Mão, passagens aéreas para entidades representativas.

Os critérios de avaliação para os inscritos levaram em conta a referência à cultura popular, criatividade e linguagem própria, tradição, expressão contemporânea, inovação, consciência ambiental e apresentação.

Ações como a deste edital, promovidas pelo Governo de Alagoas, através da Sedetur, são formas de incentivar, divulgar e expandir a produção alagoana a nível nacional. A 30ª Feira Nacional do Artesanato é a última grande feira de 2019 que terá a participação de artesãos viabilizada pela Sedetur.  O evento acontece há 30 anos e tem recebido mais de 100 mil visitantes todos os anos, reunindo cinco mil expositores.

Cortesia:Secom/Sedetur

Artigos relacionados
ALAGOAS

Agência de classificação de risco reafirma nota de Alagoas e aponta estabilidade financeira

A agência S&P Global reafirmou nesta semana a nota de classificação de risco de Alagoas de negativa para estável, mantendo…
ALAGOAS

Governo de Alagoas garante hospedagem gratuita para participantes do Jeal em hotéis de Maceió

Os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2025, que começam nesta sexta-feira (13), serão marcados por uma iniciativa de grande impacto…
ALAGOAS

Alagoas é finalista em prêmio internacional de cidades inteligentes com projeto apoiado pelo Governo do Estado

Alagoas foi selecionado como finalista do “LATAM Smart City Awards”, importante premiação latino-americana que reconhece iniciativas inovadoras voltadas para cidades…