ALAGOAS

Sedetur divulga artesanato alagoano em Belo Horizonte

Nove artesãos e associações foram selecionados no edital; Evento acontece de 03 a 08 de dezembro

Texto de Letícia Cardoso

Fotos de Kaio Fragoso

A história de Alagoas e sua cultura serão contadas na 30ª Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte, entre os dias dias 03 e 08 de dezembro,  através das peças de nove artesãos e associações do estado. A seleção foi feita por meio de edital lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), com o intuito de promover o artesanato alagoano em novos mercados. O resultado foi divulgado no Diário Oficial de Alagoas e pode ser acessado pelo link: bit.ly/ResultadoEdital-FeiradeBH.

Os selecionados foram: Amor Caseado, do município de Boca da Mata; Associação do Pontal da Barra, Enauro e Eneide Sá, de Maceió; Cooperartban, de Marechal Deodoro; Grupo Produtivo João das Alagoas, de Capela; Associação das Artesãs de Feliz Deserto, no Litoral Sul; Bordelie, de São Miguel dos Campos; e Jasson, de Belo Monte.

sedetur 3

“Além de demonstrar para o resto do Brasil o diferencial do nosso artesanato, são nessas feiras onde os artesãos conseguem fazer mais vendas dos produtos deles, tanto no local, quanto por encomenda. Enquanto estado, nós queremos mostrar para o mundo uma Alagoas Feita a Mão, que tem representada em cada peça a nossa cultura e história”, explica Olívia Tenório, Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico da Sedetur.

A Sedetur é responsável pelo estande disponibilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e viabiliza, além do transporte das peças dos artesãos no caminhão do programa Alagoas Feita à Mão, passagens aéreas para entidades representativas.

Os critérios de avaliação para os inscritos levaram em conta a referência à cultura popular, criatividade e linguagem própria, tradição, expressão contemporânea, inovação, consciência ambiental e apresentação.

Ações como a deste edital, promovidas pelo Governo de Alagoas, através da Sedetur, são formas de incentivar, divulgar e expandir a produção alagoana a nível nacional. A 30ª Feira Nacional do Artesanato é a última grande feira de 2019 que terá a participação de artesãos viabilizada pela Sedetur.  O evento acontece há 30 anos e tem recebido mais de 100 mil visitantes todos os anos, reunindo cinco mil expositores.

Cortesia:Secom/Sedetur

Artigos relacionados
ALAGOAS

Turismo alagoano tem registro de crescimento em 75% nos créditos do Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste (BNB) concedeu R$ 200 milhões em linhas de crédito ao longo de 2023 para empresas do…
ALAGOAS

Turismo alagoano tem registro de crescimento em 75% nos créditos do Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste (BNB) concedeu R$ 200 milhões em linhas de crédito ao longo de 2023 para empresas do…
ALAGOAS

Paulo Dantas presenteia cônsul alemão com obra simbólica Alagoas Feito à Mão

O governador Paulo Dantas presenteou o cônsul-geral da Alemanha, Johannes Bloos, com um artesanato simbólico do programa “Alagoas Feito à…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :