NotíciasProgramas

2020 é o ano da virada do turismo em Alagoas

Mozart Luna

Exclusivo – O ano de 2020 será um ano de mudança da atividade turística em Alagoas por dois motivos: os voos internacionais regulares da companhia aérea TAP e o início da construção do maior resort de Alagoas, da rede portuguesa Vila Galé, referência de hotelaria de excelência no mundo.

Será o ano da virada do desenvolvimento o turismo, rumo à consolidação da atividade trazendo estabilidade e tranquilidade para os investidores, já que os voos internacionais oriundos da Europa, possibilitarão estabilidade e segurança ao turismo em Alagoas, que até então tem como base, o mercado nacional e os conturbados países latinos americanos.

Vale destacar a decisão acertada do Governo do Estado, em tomar a iniciativa de iniciar esse processo de investimentos em mercados com economia consolidada e estáveis. Demorou um pouco, mas o tempo foi necessário para que os alertas dados se confirmassem.

Os fatos vividos atualmente na América Latina evidenciam que não poderíamos continuar investindo apenas no mercado nacional e em nossos vizinhos latinos, que continuam sendo polos emissores de turistas, até porque o trabalho de marketing realizado criou raízes.

Alagoas já conquistou o mercado argentino e falta muito pouco para também seduzir o Chile. Esses dois países possuem ainda um nicho de mercado, com turistas com poder aquisitivo para viajar ao Brasil, mesmo com os abalos que ainda sofrem, com seu problemas sócio-políticos e sociais.

Há quem arrisque afirmar que o volume de turistas argentinos até aumentará com a crise econômica, que se abateu sobre o país. Segundo os analistas do setor turístico, os “ricos” argentinos, que iram para Miami e o Caribe, agora virão para o Nordeste, porque é muito mais barato e tem praticamente os mesmos atrativos do mar caribenho. Resta apenas o trabalho do trade turístico em fidelizar esse cliente argentino, que está chegando.

 

A conquista do Velho Mundo

TAP DIRETO MACE

Governador Renan Calheiros deixa sua marca na histórica do turismo em Alagoas

O desafio em 2020 para Alagoas será conquistar o Velho Mundo, o continente Europeu, que possui um turista com um perfil refinado culturalmente. Esse novo visitante vai exigir uma melhor qualificação de mão-de-obra, principalmente o aprendizado de línguas, como o inglês e espanhol, base fundamental para comunicação em destinos turísticos mundiais.

 

É preciso também investir em ações de promoções de divulgação do destino Alagoas, na Europa, começando por Portugal e a primeira grande missão será a presença na Bolsa de Turismo de Portugal, que ocorre de 11 a 15 de março de 2020. Um acontecimento que vai marcar também o início do “descobrimento” da “Terra dos Caetés” para Europa. Teremos que marcar presença, mostrando nossas belezas naturais, culturais e até nosso potencial natural para investidores.

 

Temos a nosso favor o tempo, até a chegada do primeiro voo da Air TAP Portugal, que está previsto para o início de junho, provavelmente a primeira quarta-feira, dia 4 de junho de 2020. Os voos serão semanais, com frequência às quartas e sextas-feiras e domingos.

 

O avião utilizado nos voos serão os mais novos da frota, o NEO 321 LR, com 171 lugares, sendo 16 na executiva, 42 executivas extra e 113 na econômica. A bordo, o serviço impecável da TAP, com telas individuais para filmes, noticiários, jogos e documentário, além de um cardápio de alimentação super delicioso para os passageiros. Uma viagem tranquila com 7 horas de duração, entre Lisboa e o aeroporto Zumbi dos Palmares.

 

Durante o anúncio dos voos regulares internacionais, a diretoria de marketing da TAP, informou que os voos da companhia trarão passageiros de todos os países da Europa, já que a empresa estará investindo na divulgação do destino Alagoas em todo continente. Por tanto não serão apenas portugueses que chegaram, mas ingleses, francês, suíços, alemães, italianos, noruegueses e espanhóis.  Estes últimos com certeza serão os primeiros, junto com os portugueses a chegarem à “Terra dos Marechais”.

 

Excelência hoteleira

PRAIA DE CARRO QUEBRADO

Praia de Carro Quebrado, na ilha da Crôa em Barra de Santo Antonio

O início das obras de construção da mais nova unidade da rede de resorts portugueses Vila Galé, no Brasil, acontece em Alagoas a partir do próximo ano. Segundo as primeiras informações, o investimento previsto chega a R$ 120 milhões e terá a princípio 440 apartamentos, gerando 500 postos de trabalhos diretos e mais 300 indiretos, além de movimentar toda economia dos municípios em sua volta.

O local escolhido foi uma das mais lindas praias do Brasil, Carro Quebrado, localizada na Ilha da Croa, na Barra de Santo Antônio à 60 quilômetros de Maceió e com fácil acesso pela rodovia AL 101 Norte, que está sendo duplicada.

VILA GALE JORGE

Jorge Rebelo, CEO do Grupo Vila Galé, comemora o investimento em Alagoas

O aeroporto Zumbi dos Palmares também está bem próximo, a pouco mais de 50 quilômetros do local, onde o hotel será construído e também com fácil acesso por novas rodovias que foram abertas.

Segundo o governador Renan Filho a construção do Hotel Vila Galé terá a duração de dois a três anos, tempo necessário para que se invista em infraestrutura com rede de abastecimento de água e energia elétrica, além do treinamento e qualificação de mão de obra, assim como divulgação.

vila gale btl

Vila Galé é um dos maiores grupos hoteleiros de Portugal e Brasil

Enquanto o Vila Galé é erguido, o parque hoteleiro alagoano terá a responsabilidade de receber os primeiros passageiros da TAP, que começam a chegar em junho de 2020, compromisso assumido pelo próprio governador, durante a reunião em Lisboa e ratificado por empresário da hotelaria alagoana.

Diante de tantas boas notícias, agora é aguardar a virada de ano e aproveitar o réveillon em Alagoas, já que é o destino mais procurado no Brasil, para a celebrar a chegada de 2020 e em 2021 termos uma virada de ano, quem sabe com muitos europeus.

*Mozart Luna – Jornalista profissional com  25 anos de atuação, graduado pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduado em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing pelo Centro e Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). Editor, repórter e produtor de programas de televisão nas emissoras TV PAJUÇARA (REDE RECORD), TV ALAGOAS  (SBT), TV MAR (NET), TV TRIPSEEK EM PORTUGAL, BLOGUEIRO GAZETAWEB, PRODUTOR E REPÓRTER BOLETIM INTEGRAÇÃO (RÁDIO 98,3 FM), EDITOR DA COLUNA INTEGRAÇÃO DA GAZETA DE ALAGOAS E CORRESPONDENTE INTERNACIONAL DO PORTAL TRIPSEEK.NEWS DE PORTUGAL. EX-AGENTE DE VIAGENS, CONSULTOR DE TURISMO E GUIA DE TURISMO CREDENCIADO PELA EMBRATUR PARA AMÉRICA LATINA.

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos relacionados
Notícias

Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro

Os ministérios da Justiça e do Turismo lançaram uma cartilha que pretende ajudar os turistas, enquanto consumidores, que fazem uso…
Notícias

Seminário discute Corredor Bioceânico para integração da América do Sul

Um encontro iniciado, ontem, em Campo Grande (MS), com representantes do Paraguai, Argentina, Chile e Brasil discutirá a “Integração dos…
Notícias

Recife: Secretaria de Turismo inova com exibição de miniwebsérie e inclusão

Uma forma divertida de encantar os moradores do Recife e atrair a atenção dos turistas foi o mote que impulsionou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :