ALAGOAS

Arquivo público comemora 58 anos de criação

Com o tema “A Casa da Sua História”, o Arquivo Público de Alagoas (APA) – órgão vinculado ao Gabinete Civil do Estado – inicia as comemorações de seus 58 anos de existência a partir desta segunda-feira (2) com uma programação especial de aniversário que se estenderá por todo o mês de dezembro, na sede do APA, à Rua Sá e Albuquerque, no Jaraguá, em Maceió.

A programação traz eventos gratuitos ao público, como oficinas, mesas-redondas com temas palpitantes, seminários e uma novidade, como explica a superintendente do APA, Wilma Nóbrega: “Este mês comemorativo aos 58 anos de fundação do APA é uma forma de apresentar à sociedade as ações que vêm dando certo, a exemplo do Projeto Chá de Memória, que chega à sua 39ª edição, sempre atraindo um número significativo de intelectuais, estudantes e profissionais de várias áreas. Neste Chá de Memória Especial, o APA traz para o público a renomada antropóloga Lilia Schwarcz para abordar o tema ‘Autoritarismo Brasileiro’”.

A palestra de Lilia Schwarcz acontece nesta quarta-feira (4), a partir das 19h. Lilia trará ao público a tese do seu recém-lançado livro “Sobre o autoritarismo brasileiro” (Companhia das Letras). No Chá de Memória, ela destrinchará as feições do autoritarismo à brasileira, que nasce na escravidão e nas mazelas do racismo e passa pelo patrimonialismo, violência, corrupção e pela desigualdade de gênero, resultando na polarização atual.

Lilia, além de antropóloga, é historiadora, professora da USP (Universidade de São Paulo) e global scholar em Princeton (Estados Unidos). É autora, entre outros livros, de “O espetáculo das raças”, “As barbas do imperador”, “Brasil: uma biografia”, “Lima Barreto, triste visionário” e “Dicionário da escravidão e liberdade”, com Flavio Gomes. Foi curadora de uma série de exposições, dentre as quais “Um olhar sobre o Brasil”, “Histórias mestiças”, “Histórias da sexualidade” e “Histórias afro-atlânticas”. Atualmente é curadora adjunta do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

Já nesta segunda-feira (2), a programação de aniversário será aberta com a oficina “Pedidos de Patentes, Marcas e Desenho Industrial”, que terá como facilitador Elton Henrique, das 9h às 12h. O público poderá fazer sua inscrição na hora da chegada ou pelo telefone/e-mail: alarquivopublico@gmail.com, 3315-7879 e/ou 98801-3509.

“É um momento de muita alegria para Alagoas o Arquivo Público chegar aos seus 58 anos com tanta vivacidade e cumprindo um dos pilares da gestão do governador Renan Filho: o da proximidade com a sociedade”, destaca o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias.

Projeto para crianças também é lançado no aniversário

Wilma Nóbrega aproveita o mês de aniversário do APA para anunciar também o lançamento do Projeto Suquinho de Memória, que é uma atração para atrair as crianças, com brincadeiras, jogos e apresentações culturais. “O objetivo é promover na criança o conhecimento e a valorização de sua herança cultural, social e histórica e fortalecer os sentimentos de identidade e cidadania para crianças entre 3 e 12 anos de idade”, explica.

O projeto Suquinho de Memória tem parceria com o grupo de pesquisa Representações do Lugar (Relu), do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), subsidiando material educativo que será usado com as crianças. No lançamento, o pastoril Folguedo Natalino será apresentado pelas crianças da Escola Brilhando no Viver, do bairro de Cruz das Almas.

Outra atração na programação é a mesa-redonda “Intolerância, Racismo e Autoritarismo”, que será coordenada pelos professores Zezito Araújo, Gustavo Gomes e Anderson Gomes, também na quarta-feira (4), às 16h. Antes, às 14h, o público poderá assistir ao Seminário “Arquivos em Alagoas”, com a própria Wilma Nóbrega, Jacineide Maia, Irineia Franco e Maristhela Vasconcelos.

A escolas interessadas em levar seus alunos podem entrar em contato agendando sua visita através do e-mail alarquivopublico@gmail.com ou ligar para 3315 7979 e/ou 98801 3509.

Artigos relacionados
ALAGOAS

10º B2Meet FRT: Alagoas receberá em agosto evento para mais de 400 profissionais do turismo

Mais de 400 profissionais do turismo de todo o Brasil são esperados para a 10ª edição do B2Meet FRT. O…
ALAGOAS

Emprego na indústria de Alagoas avança 5,04% em 2023

O emprego no setor industrial de Alagoas encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 5,04%, na comparação com…
ALAGOAS

Projetos científicos de estudantes de Alagoas são finalistas na maior Feira de Inovação do Brasil

Cinco projetos científicos de alunos do ensino médio de Alagoas foram selecionados como finalistas para a maior feira de inovação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :