Notícias

Abertas inscrições para cursos gratuitos de qualificação em Turismo

Texto de Thiago Tarelli

Fotos de Kaio Fragoso

            O turismo tem sido um dos setores da economia que mais tem crescido em ofertas de empregos. De acordo com a última pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgada em outubro deste ano, a atividade teve um saldo positivo de 25 mil empregos gerados nos últimos 12 meses.

            Com o intuito de qualificar a mão de obra para o setor, fomentando ainda mais a geração de oportunidades na atividade, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (Mtur), disponibiliza gratuitamente dois cursos de capacitação online: Atendimento ao Turista e Gestor de Turismo. O primeiro, com uma carga horária de 80 horas, esta com as inscrições abertas até o dia 31 de dezembro de 2019, já o segundo, com 50 horas, vai até maio de 2020.

       Parte integrante do Programa Brasil de Braços Abertos, o curso de Atendimento ao Turista busca qualificar o serviço prestado a quem nos visita.  O acesso ao curso é feito pelo endereço eletrônico bba.turismo.gov.br onde o interessado efetua o seu cadastro e já inicia as aulas por meio de qualquer dispositivo com internet, como smartphone, tablet ou computador.

            Já o curso Gestor de Turismo, também online e gratuito, abrange os temas: Planejamento, Legislação sobre Turismo e Contratações, Elaboração de Projetos e Programas e ações do MTur. O conteúdo é organizado em 5 módulos e 35 unidades, e o aluno poderá acessar por meio de qualquer dispositivo com internet, como smartphone, tablet ou computador através do endereço http://gestor.turismo.gov.br.

            Em ambos os cursos, os alunos emitem certificado, que vale como curso de extensão. Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Rafael Brito, os cursos podem potencializar o currículo de quem busca uma oportunidade no setor. “A falta de capacitação é um dos grandes gargalos do turismo no Brasil. Em Alagoas não é diferente, por isso é importante que os interessados busquem se capacitar e aproveitar este bom momento do setor no Estado. O aeroporto será privatizado, teremos novos voos vindo da Europa, novos hotéis sendo inaugurados, tudo isto gera uma grande demanda por profissionais qualificados”, pontua Rafael Brito.

Assessoria Sedetur

Artigos relacionados
Notícias

MTur oferece oito mil vagas em cursos profissionalizantes

Está aberto edital do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul),…
Notícias

Autoridade de aviação civil de Singapura e ANAC assinam memorando sobre segurança operacional

Foi assinado o Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês) entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e…
Notícias

Embratur discute Projeto de Lei que regulamenta programas de milhagens aéreas

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu a visita do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), autor do Projeto de Lei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :