Notícias

Em Portugal conheça a nobreza do Paço dos Calheiros e prove um bom vinho verde

  

Em Portugal existe uma região com Paços seculares de famílias nobres, apaixonadas pelo vinho verde, que têm a alma do Minho. O nome desse lugar é Ponte de Lima, nação de castas que fazem parte da nobreza lusitana e castelhana, como o clã do Conde Francisco Calheiros.

A equipe de reportagem do Portal tripseek.news foi até lá e se sentou à mesa para degustar as inesquecíveis comidas regionais e provar do vinho verde. No cardápio um menu que combina surpreendentemente com este vinho verde, que tem uma característica singular nesta região.

VINHO VERDE PONTE DE LIMA PAÇO DOS CALHEIROSPaço dos Calheiros em Portugal

A tradição do clã continua viva no Paço dos Calheiros, que ainda é ocupado pela família que o construiu, sendo o Conde Francisco Calheiros, herdeiro da gleba. O nobre é também bastante solicitado pelos visitantes, que desejam sempre fazer fotos com o ele para levar de recordação.  O Brasão da família está posto na parede principal do prédio e é o local preferido para as fotografias.

PACO DOS CALHEIRO CONDE FRANCISCO

Conde Francisco Calheiros, que também é Cônsul da Eslovenia e Portugal.

Hoje o Paço dos Calheiros é um hotel fazenda ligado ao agroturismo. A inciativa em transformar o local em hospedagem foi o primeiro em Portugal, sendo, portanto, o pioneiro a iniciar a atividade do turismo rural e de vinhos provenientes de algumas vinhas com mais de cem anos, sendo referência do vinho verde em Portugal.

PAÇO DOS CALHEIROS VEL 33

Branco loureiro

Em volta do imponente Paço de Calheiros foi plantada nova vinha para branco loureiro. Manteve-se uma pequena parcela de vinhão, que já existia desde a fundação da casa. “Antigamente bebia-se mais tinto do que branco e foi o turismo que veio alterar os hábitos de consumo, nomeadamente através da popularização das castas do alvarinho e loureiro”, explica o Conde Francisco Calheiros.

A quinta é visitada com regularidade por pesquisadores, descendentes da família que vivem no Brasil, Austrália e Estados Unidos, além de alunos da Escola Superior Agrária de Portugal, que ali fazem a recolha de braços de videiras antigas.

PAÇO DOS CALHEIROS VAL 44

Hotel Fazenda, o primeiro de Portugal

No Paço, o Conde Francisco Calheiros tem uma “filha” da videira mais antiga do mundo e que é já uma das principais atrações. Veio da Eslovénia, país do qual Francisco Calheiros é cônsul honorário no Porto. A região da Eslovénia tem raízes também do clã Calheiros que em Portugal faz parte da realiza da família real portuguesa, que ainda possui seu príncipe herdeiro como no Brasil.

Depois dessa dica, agora é se organizar para conhecer o Paço do clã dos Calheiros em Portugal. Arrume as malas e agende sua primeira viagem, a partir e junho, através dos voos diretos da TAP, que começam a ser realizados a partir de junho de 2020, entre Maceió e Lisboa, com preços a partir de R$ 2.700,00, ida e volta.

PAÇO DOS CALHEIROS VALENDO 1

Detalhes do Paço dos Calheiros

O Paço de Calheiros é um Solar do século XVIII localizado nas encostas circundantes do Rio Lima no Norte de Portugal.

A propriedade tem uma vista magnifica sobre o Vale do Lima e Ponte do Lima, e é rodeada de Jardins classificados de históricos e das vinhas da uva Loureiro, vinho verde produzido na casa.

O Conde de Calheiros, Francisco de Calheiros, convida os hóspedes a conhecerem a maravilhosa propriedade na sua família desde há 700 anos, e a região tão famosa pela sua hospitalidade, gastronomia e património cultural.

Venha provar o nosso vinho verde, passear nas vinhas e nos bosques circundantes, relaxar na piscina e corte ténis ou fazer uma massagem no SPA. Poderá também participar nos worshops de cozinha tradicional, de pintura oud e fotografia.

O Paço de Calheiros é uma casa senhorial habitada pela família Calheiros, que abre as suas portas aos convidados.

Guia de viagem

Ficar entre vinhas

Paço de Calheiros
Rua de Calheiros, 1174 Calheiros
Tel.: 258947164
Web: pacodecalheiros.com
Mail: info@pacodecalheiros.com
Preço: quarto duplo a partir de 125 euros, com pequeno-almoço incluído.
Degustação com petiscos: 10 euros/pessoa

Cortesia do Portal de viagens tripseek.news/ Portugal 

Artigos relacionados
Notícias

Rio Grande do Norte e Alagoas se destacam como destino internacional, segundo empresa espanhola.

Mesmo não sendo Hub de companhias aéreas internacional os dois estados ficaram na frente da Bahia, Fortaleza e Pernambuco. A…
Notícias

Processo de seleção vai escolher “Melhores Vilas Turísticas”

Estão abertas as inscrições do concurso “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages). A iniciativa da ONU Turismo reconhece as principais…
Notícias

MTur abre vagas para curso digital sobre turismo acessível

O Ministério do Turismo, em parceria com a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), está…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :