A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho está completando 18 anos, sendo a mais antiga realizada em Alagoas, sem interrupções. O evento relembra o percurso realizado pelo fundador de Arapiraca, Manoel André, que levou para pequena vila, na época, a imagem da padroeira da cidade. A cavalgada reúne cavaleiros e amazonas de várias partes do Estado e até convidados de fora. O número de participantes é limitado a 200 pessoas.
O percurso tem cerca de 100 quilômetros e dura três dias, saindo no dia 31 de janeiro, do município pernambucano de Bom Conselho, onde a comitiva participa de um almoço, seguido da celebração da Santa Missa, onde recebem as benções do bispo diocesano Dom Valério Breda. Logo depois, a cavalgada parte com destino a Arapiraca.
São três dias percorrendo estradas de chão batidos, passando por fazendas, vilarejos, num passeio inesquecível para quem gosta de cavalo, campo e aventura ao lado de amigos e familiares. No percurso acontecem os “bate-sela”, onde a comitiva estaciona para descansar dos animais. Nestas paradas a imagem é colocada geralmente em um local público, para o louvor dos devotos, que relatam benções realizadas pela padroeira todos os anos.
Os pernoites são realizados em locais previamente preparados, como escolas municipais. Um grande trabalho de logística é planejado com um grupo de apoio, que conta com serviço médico, ambulância, médico veterinário e escolta da Polícia Militar do Estado de Alagoas; sempre presente ao evento desde o começo.
Também é servida toda alimentação desde o café da manhã, onde é servido o famoso cuscuz Coringa e outros produtos dessa indústria alimentícia, que é motivo de orgulho para Alagoas. O destaque vai para o empresário José Alexandre, diretor do Coringa e que sempre presente ao evento.
A chegada da comitiva acontece no dia 2 de fevereiro, em Arapiraca, quando se comemora a data da padroeira da capital alagoana do Agreste, Nossa Senhora do Bom Conselho. Os cavaleiros e amazonas percorrem as avenidas da cidade, até a Concatedral, no Centro da cidade levando a imagem que é entregue ao Bispo Dom Valério Breda, para dar início a Santa Missa e em seguida a procissão, com a participação de milhares de pessoas de todo Agreste.