Notícias

Cavalgada da padroeira de Arapiraca começa no quinta-feira (31)

A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho está completando 18 anos, sendo a mais antiga realizada em Alagoas, sem interrupções. O evento relembra o percurso realizado pelo fundador de Arapiraca, Manoel André, que levou para pequena vila, na época, a imagem da padroeira da cidade. A cavalgada reúne cavaleiros e amazonas de várias partes do Estado e até convidados de fora. O número de participantes é limitado a 200 pessoas.

O percurso tem cerca de 100 quilômetros e dura três dias, saindo no dia 31 de janeiro, do município pernambucano de Bom Conselho, onde a comitiva participa de um almoço, seguido da celebração da Santa Missa, onde recebem as benções do bispo diocesano Dom Valério Breda. Logo depois, a cavalgada parte com destino a Arapiraca.

São três dias percorrendo estradas de chão batidos, passando por fazendas, vilarejos, num passeio inesquecível para quem gosta de cavalo, campo e aventura ao lado de amigos e familiares. No percurso acontecem os “bate-sela”, onde a comitiva estaciona para descansar dos animais. Nestas paradas a imagem é colocada geralmente em um local público, para o louvor dos devotos, que relatam benções realizadas pela padroeira todos os anos.

Os pernoites são realizados em locais previamente preparados, como escolas municipais. Um grande trabalho de logística é planejado com um grupo de apoio, que conta com serviço médico, ambulância, médico veterinário e escolta da Polícia Militar do Estado de Alagoas; sempre presente ao evento desde o começo.

Também é servida toda alimentação desde o café da manhã, onde é servido o famoso cuscuz Coringa e outros produtos dessa indústria alimentícia, que é motivo de orgulho para Alagoas. O destaque vai para o empresário José Alexandre, diretor do Coringa e que sempre presente ao evento.

A chegada da comitiva acontece no dia 2 de fevereiro, em Arapiraca, quando se comemora a data da padroeira da capital alagoana do Agreste, Nossa Senhora do Bom Conselho. Os cavaleiros e amazonas percorrem as avenidas da cidade, até a Concatedral, no Centro da cidade levando a imagem que é entregue ao Bispo Dom Valério Breda, para dar início a Santa Missa e em seguida a procissão, com a participação de milhares de pessoas de todo Agreste.

Artigos relacionados
Notícias

ANAC aprova o fim do uso de categorias de registro de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução nº 739/2024, de 21 de março, que extingue o conceito…
Notícias

MTur está com vagas abertas para curso de Condutor Náutico

Ministério do Turismo está com vagas abertas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a…
Notícias

Catedral de Notre Dame define data de reabertura

Uma Catedral de Notre Dame restaurada, severamente danificada no incêndio de abril de 2019, reabrirá diariamente para visitantes individuais, das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :