Notícias

Estação de transbordo de União dos Palmares está pronta há um ano

A estação de transbordo de União dos Palmares está pronta há um ano (foto) e assim mesmo o prefeito Areki de Freitas continua afrontando a determinação do Ministério Público Estadual, jogando o resíduo coletado na cidade, em uma área que ele chama de “provisória”.

O novo lixão, como já está sendo chamado pela população, vem acumulando resíduo altamente poluente que produz chorume, colocando em risco a saúde da pessoas que residem na comunidades próximas, além do lençol freático e rios, num total descumprimento a determinação do MP, de encerramento dos lixões em Alagoas e a lei federal 12.303/10, que manda fechar todo os lixões desde 2014.

Alagoas foi o primeiro Estado a encerrar todos os lixões criados pelas prefeituras, graças a uma ação conjunto do Governo do Estado e a Procuradoria Geral de Justiça, na gestão do atual procurador Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que pessoal compareceu a cada município encerrando o lixão, entre ele o de União dos Palmares.

Para manter o novo lixão em União dos Palmares, o prefeito Areski de Freitas vem usando o mesmo argumento de quatro meses atrás; alegando que houve problemas nos veículos que fazem o transporte do lixo para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado no Pilar. Enquanto isso, a estação de transbordo está pronta há um ano e mesmo assim o prefeito prefere afrontar a determinação do MP.

Prefeito Areski Freitas continua mantendo o novo “lixão”

Prisão

O chefe do núcleo de meio ambiente, José Antônio Malta, disse que uma operação do MP foi realizada no final do mês de janeiro, objetivando prender o secretário de obras e o prefeito, mas não foram encontrados pela guarnição do Batalhão Ambiental.

Segundo ainda José Antônio Malta, o MP já está realizando procedimento cabível para responsabilizar o gestor e o secretário de obas por crime ambiental, tanto como ente público como pessoa física.  A legislação ambiental determina prisão, sem direito a fiança, pagamento de multa e bloqueio de bens dos acusados.

Artigos relacionados
Notícias

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

A Polícia Federal (PF) informou, ontem, 18, em Brasília, que está temporariamente indisponível o serviço de agendamento de emissão de…
Notícias

EasyJet para com os voos com destino a Israel até outubro

A easyJet suspendeu os voos para Telavive (Israel) durante os próximos seis meses na sequência do recente ataque com mísseis…
Notícias

Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa

Em nota de imprensa, a AHP afirma que reuniu a 4 de abril com o presidente da Câmara Municipal de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :