ALAGOAS

Seminário debate produção de vinho de jabuticaba

Texto de Letícia Cardoso

De cor roxa e 100% brasileira, a jabuticaba passa a ser agora o sabor de um vinho produzido diretamente de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano. Para apresentar esse processo para o público e como parte das ações do programa estadual Alagoas Maior, a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcan) realiza o ‘Circuito da Jabuticaba: Do Campo ao Vinho’. O evento acontece na próxima quarta-feira (11), das 9h às 18h, na sede da associação, na Serra das Pias.

Voltado para que empresários, cooperativas e associações da região, o encontro possibilita ao público uma imersão na experiência de produção do vinho, desde a colheita, passando pela higienização das frutas, até amassá-las e armazenamento. Além disso, no fim do dia, será feita uma troca de experiências e uma feira com produtos da região, artesanato e atrações culturais.

A ação integra o trabalho de fortalecimento de associações e cooperativas locais, que vem sendo desenvolvido pelo programa Alagoas Maior. O projeto é executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), por meio da Superintendência do Desenvolvimento Setorial e Regional, em parceria com o Sebrae Alagoas.

“A cooperativa de Serra das Pias é uma das beneficiadas pelo programa e começamos a trabalhar com eles desde o início com foco no aprimoramento do vinho, melhora das embalagens, rótulos e a abertura de novos mercados, tanto dentro quanto fora do estado. Esse evento é a consolidação de todo esse esforço, a Coopcan dá um passo importante para o aperfeiçoamento dos seus produtores e expressividade na participação de mercado”, pontua Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Sedetur.

O evento conta também com instituições parceiras para execução da ação: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Universidade Federal de Alagoas, Prefeitura de Palmeira dos índios e Associação de Agricultores Alternativos.

O Alagoas Maior

O programa Alagoas Maior atua para potencializar o alcance de novos mercados para os negócios e empreendedores locais, atuando estrategicamente no desenvolvimento e fortalecimento das associações e cooperativas para aprimorar a qualidade dos seus produtos por meio de boas práticas sustentáveis. São mais de 40 mil pessoas beneficiadas, dos 72 municípios atendidos, que recebem capacitações, intercâmbios, participam de eventos técnicos e rodadas de negócios.

JABUTICABA 1JABUTICABA 1
Artigos relacionados
ALAGOAS

10º B2Meet FRT: Alagoas receberá em agosto evento para mais de 400 profissionais do turismo

Mais de 400 profissionais do turismo de todo o Brasil são esperados para a 10ª edição do B2Meet FRT. O…
ALAGOAS

Emprego na indústria de Alagoas avança 5,04% em 2023

O emprego no setor industrial de Alagoas encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 5,04%, na comparação com…
ALAGOAS

Projetos científicos de estudantes de Alagoas são finalistas na maior Feira de Inovação do Brasil

Cinco projetos científicos de alunos do ensino médio de Alagoas foram selecionados como finalistas para a maior feira de inovação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :