ALAGOAS

Seminário debate produção de vinho de jabuticaba

Texto de Letícia Cardoso

De cor roxa e 100% brasileira, a jabuticaba passa a ser agora o sabor de um vinho produzido diretamente de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano. Para apresentar esse processo para o público e como parte das ações do programa estadual Alagoas Maior, a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcan) realiza o ‘Circuito da Jabuticaba: Do Campo ao Vinho’. O evento acontece na próxima quarta-feira (11), das 9h às 18h, na sede da associação, na Serra das Pias.

Voltado para que empresários, cooperativas e associações da região, o encontro possibilita ao público uma imersão na experiência de produção do vinho, desde a colheita, passando pela higienização das frutas, até amassá-las e armazenamento. Além disso, no fim do dia, será feita uma troca de experiências e uma feira com produtos da região, artesanato e atrações culturais.

A ação integra o trabalho de fortalecimento de associações e cooperativas locais, que vem sendo desenvolvido pelo programa Alagoas Maior. O projeto é executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), por meio da Superintendência do Desenvolvimento Setorial e Regional, em parceria com o Sebrae Alagoas.

“A cooperativa de Serra das Pias é uma das beneficiadas pelo programa e começamos a trabalhar com eles desde o início com foco no aprimoramento do vinho, melhora das embalagens, rótulos e a abertura de novos mercados, tanto dentro quanto fora do estado. Esse evento é a consolidação de todo esse esforço, a Coopcan dá um passo importante para o aperfeiçoamento dos seus produtores e expressividade na participação de mercado”, pontua Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Sedetur.

O evento conta também com instituições parceiras para execução da ação: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Universidade Federal de Alagoas, Prefeitura de Palmeira dos índios e Associação de Agricultores Alternativos.

O Alagoas Maior

O programa Alagoas Maior atua para potencializar o alcance de novos mercados para os negócios e empreendedores locais, atuando estrategicamente no desenvolvimento e fortalecimento das associações e cooperativas para aprimorar a qualidade dos seus produtos por meio de boas práticas sustentáveis. São mais de 40 mil pessoas beneficiadas, dos 72 municípios atendidos, que recebem capacitações, intercâmbios, participam de eventos técnicos e rodadas de negócios.

JABUTICABA 1JABUTICABA 1
Artigos relacionados
ALAGOAS

Governo de Alagoas estreita laços com a França e projeta novas parcerias em turismo, cultura e infraestrutura

Com a proposta de ampliar a conexão entre Alagoas e a França, o secretário de Estado das Relações Federativas e…
ALAGOAS

Governo de Alagoas anuncia apoio a 33 eventos científicos em 2025

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), órgão vinculado à Secretária de Estado da Ciência, da…
ALAGOAS

Alagoas tem 3ª maior taxa de crescimento do Nordeste, aponta CLP

Alagoas registrou a terceira maior taxa de crescimento do Nordeste e a oitava do Brasil. O estado subiu uma posição…