Notícias

Turismo: Governo português elabora plano para os efeitos “coronavírus”

O ministro  Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira disse que o Governo vai trabalhar “todos os dias” com o setor do Turismo para combater o impacto do novo coronavírus. Segundo ainda ele  depois da reunião com as empresas de atividade turística, que ocorreu terça-feira (10). O ministro acredita que é “prematuro” anunciar medidas específicas para o setor.

PORTUGAL BONDE

Pedro Siza Vieira disse ainda que os apoios ao Turismo são um tema a ser trabalhado diariamente e não numa altura específica “Isto é para estarmos a trabalhar todos os dias, para responder a uma questão que obviamente preocupa empresas, trabalhadores, mas que merece toda a atenção do Estado”, declarou ele.

Para o ministro “as preocupações essenciais” estão ligadas a preservação do emprego e com a situação de tesouraria das empresas.

“Não há receitas nos próximos tempos e, portanto, é necessário continuar a fazer face às obrigações no pagamento de salários e outras necessidades”, declarou ainda ele.

Pedro Siza disse ainda que em vista a possível retoma futura do setor, dizendo que quando surgir “vai ser necessário que as empresas estejam preparadas para responder” , enfatizou.

O governante relembrou ainda a linha de apoio, de 2 mil milhões de euros, à tesouraria das empresas afetadas pela epidemia do novo coronavírus, um apoio que considerou “muito importante”.

Presidente da CTP

O presidente da CTP, Francisco Calheiros, também presente a reunião deu uma declaração dizendo que , “a grande preocupação que as empresas têm é a manutenção dos postos de trabalho”. “Se amanhã houver necessidade de trabalharmos noutro tipo de apoios ou de haver reuniões de urgência para colmatar as dificuldades que entretanto forem aparecendo, o Governo está completamente disponível para isso, e é isso que nós pretendemos”, disse o presidente da CTP.

Francisco Calheiros lembrou ainda que setor de turismo esteve a sensibilizar o Governo de que “é urgente que essas medidas cheguem às empresas, mas que cheguem mesmo, e não fiquem no papel”.

O presidente da CTP  também se referiu à futura retoma do setor, esperando que aconteça já no verão, e que nessa altura “a oferta esteja instalada para poder satisfazer a procura que Portugal sempre teve” a nível turístico.

A reunião no Ministério da Economia contou com presidentes de associações de viagens, hotéis, restauração, aluguer de veículos e ainda com o presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, e com a ANA – Aeroportos de Portugal, representada pelo presidente do Conselho de Administração, José Luís Arnaut.

Artigos relacionados
Notícias

Isenção de vistos para brasileiros e japoneses começa a valer a partir deste sábado, 30

A partir deste sábado (30.09), japoneses que desejam conhecer as belezas brasileiras não precisarão de visto para entrar no país….
Notícias

EUA: Trabalhadores do setor hoteleiro de Las Vegas ameaçam entrar em greve

Dezenas de milhares de trabalhadores do setor hoteleiro de Las Vegas, que lutam por novos contratos sindicais, votaram pela autorização…
Notícias

Entidades discutem ações para o turismo e atrair eventos esportivos para o Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, realizou no Rio de Janeiro (RJ) dois importantes encontros para discutir ações e estratégias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :