Texto de Thiago Tarelli
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em atenção ao decreto nº 69.051, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de Alagoas na última segunda-feira (16), suspendeu o atendimento presencial ao público externo por tempo indeterminado.
Serviços da Gerência de Design e Artesanato, como a emissão da carteira do artesão, por exemplo, estão suspensos, já que a realização somente é possível de forma presencial. Entretanto, o atendimento online, via WhatsApp, acontecerá normalmente com a equipe técnica tirando todas as dúvidas dos artesãos quanto aos procedimentos do setor.
Já o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é feito online e a Sedetur disponibiliza um teleatendimento para realização deste procedimento através do telefone (82) 98833-4344, onde a equipe técnica tirará todas as dúvidas dos interessados.
Quanto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que reconhece e registra marcas e patentes em Alagoas, o atendimento presencial também está suspenso até segunda ordem, mas o procedimento de registro online segue normalmente. Para atendimento via telefone, o número é (82) 98849-8010.
Todos os serviços de atendimento via telefone e WhastApp funcionarão de 08h às 17h. A medida acontece em atenção à proliferação do coronavírus (COVID-19), seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Sedetur esclarece que, assim que o retorno às atividades for considerado seguro, os serviços serão retomados normalmente.