Secretaria vai organizar distribuição da merenda escolar para os estudantes
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, anunciou, durante reunião com diretores escolares nesta terça-feira (17), que a Rede Municipal de Ensino vai suspender as aulas, a partir da próxima segunda-feira (23), por 15 dias. A medida tem como objetivo a prevenção contra o coronavírus. Além dos diretores, estiveram presentes na reunião gestores da Semed e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas ( Sinteal) e do Conselho Municipal de Educação( Comed).
A secretária solicitou aos diretores que cada escola envie alternativas para que as unidades escolares continuem fornecendo a merenda escolar. “Os diretores devem enviar sugestões para viabilizar o fornecimento da merenda. Ninguém melhor do que eles, que conhecem a realidade de cada escola e de cada bairro”, finalizou Ana Dayse.
Técnicos da Vigilância de Atenção em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) falaram sobre os cenários epidemiológicos local e nacional. Os especialistas reforçaram as orientações quanto às prevenções e esclareceram dúvidas sobre a pandemia.
“Essa decisão foi tomada com os diretores de escolas. Conversamos muito, mas antes foi essencial ouvir o pessoal da Secretaria Municipal de Saúde para falar da pandemia e da situação em Maceió. A intenção foi tranquilizar um pouco os nossos diretores porque o pânico está instalado, mas o Estado de Alagoas vive, neste momento, uma situação que nos põe em cautela”, ponderou Ana Dayse.
A secretária explicou que a decisão não poderia ser tomada pela gestão de forma unilateral. “ Nós precisávamos ouvir os diretores até para informá-los sobre a doença, as medidas de prevenção, os cuidados de higiene e são as escolas que estão aptas a repassar as informações para a comunidade”, destacou a secretária.
Na quinta e na sexta-feira, as escolas funcionarão reunindo os conselhos escolares para eles que possam tomar conhecimento das informações definidas durante a reunião e repassá-las aos pais, lideranças comunitárias e alunos.
A secretária acrescentou que as escolas não estarão fechadas. “As unidades terão apenas suas aulas suspensas com rodízio do seu corpo técnico da secretaria e dos trabalhadores de serviços gerais, em rodízio”, reforçou Ana Dayse.
Como a rede tem o ano letivo com calendários diferentes será definido ainda com o setor de Normas e Legislação como será feita a reposição dos dias parados. Após 15 dias de paralisação haverá uma nova reunião para avaliar o retorno ou a prorrogação da paralisação.
Ascom Semed