ALAGOAS

Medidas econômicas do Governo beneficiam micro e pequenos empresários

SEDETUR LOGO
 Optantes do Simples Nacional têm pagamento de ICMS prorrogado por 90 dias; a alteração é referente aos meses de março, abril e maio e visa minimizar o impacto econômico da Covid-19
A alteração é referente aos meses de março, abril e maio e visa minimizar o impacto econômico da Covid-19A alteração é referente aos meses de março, abril e maio e visa minimizar o impacto econômico da Covid-19Divulgação
Texto de Letícia Cardoso

Como forma de minimizar o impacto da crise do coronavírus na economia alagoana, o governador Renan Filho prorrogou, por 90 dias, o prazo de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das empresas do Simples Nacional, beneficiando cerca de 90 mil pequenos e médios empresários.

O anúncio faz parte de um pacote de medidas econômicas, em uma transmissão ao vivo no Instagram, entrando em vigor a partir da publicação do decreto nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado (DOE). Alagoas é o primeiro estado do Brasil a adotar a medida.

“Essas empresas representam 88% do total das existentes em Alagoas e essa iniciativa é muito importante para que elas possam tomar fôlego neste momento de crise, já que os pequenos são os primeiros a sentir o impacto. Precisamos tomar as precauções necessárias e dar as mãos para que possamos derrotar este inimigo comum a todos nós”, explica Rafael Brito, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Dessa forma, o recolhimento do ICMS, que recai sobre o comércio de produtos e fretes, referente ao mês de março, com data de vencimento para 20 de abril, passa ao dia 20 de julho. A apuração de abril, alterada de 20 de maio para 20 de agosto; e a de maio, de 20 de agosto para 20 de setembro.

Além dessa prorrogação, também foi concedido a partir da publicação do DOE uma linha de crédito de R$ 15 milhões para as micro e pequenas empresas, pela Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve). O capital de giro será de seis meses, com o pagamento de carência trimestral – ele é acima da média de mercado e visa a sustentabilidade financeira das empresas, para cobrir despesas de aluguel, folha e encargos.

ResponderEncaminhar
Artigos relacionados
ALAGOAS

Alagoas disponibiliza Boletim de Conjuntura Econômica on-line

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços disponibilizou no site institucional www.sedics.al.gov.br o Boletim de Conjuntura Econômica…
ALAGOASDestaquesMACEIÓ

Setur promove Destino Alagoas na Itália em parceria com a companhia aérea TAP

Dando continuidade ao plano de promoção e marketing em parceria com a companhia aérea portuguesa TAP, a Secretaria de Estado…
ALAGOAS

Ação do IMA coleta mais de meia tonelada de resíduos sólidos na praia do Sobral

No Dia Mundial da Limpeza (World CleanUp Day), ocorrido no último sábado (16), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :