Geral

Coronavírus: semana decisiva

 

 

Está próxima semana é crucial para saber se o Alagoas venceu a primeira batalha da guerra contra o coronavírus, ou continuar com a quarentena.  Até o momento os números apresentados são bastantes animadores, mas tudo dependerá da semana que está por vir. Lembrando que teremos uma segunda onde da pandemia. Contudo, teremos mais condições de combate, mas equipados e conscientes das necessidades de cuidados, como uso de máscaras, luvas e afastamento de contados físicos, além de evitar qualquer tipo aglomeração.  As medidas tomadas tanto pelo Governo do Estado, como pelos prefeitos foram elogiadas pelas autoridades do Ministério da Saúde, seguindo um protocolo padrão adotado pelos governadores do Nordeste, que se uniram de foram coordenadas, sempre seguindo as orientações da comunidade médico científica. Nos municípios, aos poucos os prefeitos foram liberando atividades laborais que são muito importantes para vida em sociedade. Parte da população, está ainda muito impaciente para volta a normalidade de suas atividades, mas é sempre bom lembrar que a preservação da vida está acima de qualquer interesse. A histórica vai julgar quem tomou as decisões corretas e condenar quem pregava a loucura.

 

Municípios/cuidados

 

O combate a pandemia nos municípios depende principalmente do comportamento a população, que deve seguir rigorosamente os procedimentos de isolamento social. Sair de casa somente quando necessário para comprar alimentos e medicação, ou realizar atividade física isolado, evitando aglomeração de pessoas. Usar máscara quando sair de casa e lavar bem as mãos e tomar banho ao chegar, descartando a roupa.

 

Feiras livres

 

A liberação das feiras livres em Arapiraca foi uma medida acertada do prefeito Rogério Teófilo. Com isso desafogou o Mercado Público que estava lotado e colocou fim a exploração dos donos de supermercados. Além disso, as feiras livres são mais saudáveis que as compras em ambientais fechados. Os cuidados que se dever ter é evitar o contado fisco, usar máscara e se possível também luvas.

 

Programa do leite

 

Os produtores de leite de Alagoas estão solicitando a bancada federal alagoana, para que intervenha junto ao Governo Federal para continuidade do Programa do Leite em Alagoas.  Atualmente essa atividade mantém mais de 3 mil famílias de pequenos criadores, que fornece leite para 82 mil outras famílias.

 

Programa do Leite 2

 

O Programa funciona há mais de 20 anos em Alagoas, numa parceria entre o Governo Federal que compra 80% do leite e o Governo do Estado com 20%. Atualmente o Programa necessita de R$ 41,7 milhões do Governo Federal, que ainda não deu sua contrapartida, ao contrário do Governo do Estado, que vem cumprindo sua parte do acordo.

 

Programa do Leite 3

 

Em Arapiraca já começa a falta o leite para várias comunidades, como o Conjunto Residencial Brisa do Lago, que tem hoje cerca de 7 mil pessoas. Há um mês que o fornecimento que o Programa do Leite não chega as essas famílias carentes, que estão pedindo aos deputados federais e senadores que solicitem ao Governo Federal o pagamento da contrapartida.

 

Programa do Leite 4

 

O leite que chegava as 82 mil famílias em Alagoas já era um alimento importante no combate a desnutrição e mortalidade infantil e agora com a pandemia do coronavírus, se transformou fundamental para manter a imunidade das famílias em situação de vulnerabilidade. O leite é um alimento básico para crianças e idosos.

 

Maragogi

 

A prefeitura de Maragogi está distribuindo sopa e pão todos os dias a tarde em várias comunidades carentes. A inciativa tem o apoio de religiosos e é realizada através da Secretaria Municipal de Ação Social. Segundo o prefeito Sérgio Lira essa é uma ação para amenizar a situação de extrema necessidade vivida por famílias que estão sem poder trabalhar devido a quarentena imposta para combater a pandemia do coronavírus.

 

Palmeira dos Índios

 

Os “dedicados” vereadores de Palmeira dos Índios aprovaram um aumento de seus salários, que se aprovado pelo prefeito Júlio Cesar, será implantando somente o ano que vem. Assim como em outros municípios os vereadores trabalham poucos dias por semana, ao contrário da maioria dos trabalhadores brasileiros, que dão duro todos os dias, mas que hoje amargam o desemprego.

 

Equatorial/Guias de turismo

 

Engajada no projeto Empresários do Bem, intermediado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a Equatorial Energia Alagoas entregou de cestas básicas de alimentos e material de limpeza aos guias de turismo de Alagoas, afetados diretamente pela pandemia, já que nesse período, os passeios para os pontos turísticos do estado estão suspensos.

 

 

 

Artigos relacionados
Geral

Operadores e Agentes de Viagens da Espanha e Portugal discutem os desafios do turismo na retomada

A III Reunião da aliança ibérica criada pelas associações de agências de viagens de Espanha e Portugal, CEAV e APAVT,…
CotidianoGeral

Câmara aprova requerimento de Thiago ML que pede reabertura da feira de gado em Arapiraca

Durante a primeira sessão da Câmara Municipal de Arapiraca, após o recesso parlamentar, o presidente Thiago ML apresentou requerimento solicitando…
Geral

Selo Turismo Responsável ajuda a posicionar destinos brasileiros como seguros

adoção de medidas de biossegurança nos empreendimentos e destinos turísticos se tornaram imprescindíveis diante da pandemia de Covid-19. Disponibilização de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :