CapitalNotícias

Força-tarefa fecha cerca de 180 estabelecimentos em 20 dias

Força-tarefa integrada está nas ruas há vinte dias

Há 20 dias, a força-tarefa integrada entre os governos estadual e municipal atua no combate à proliferação do coronavírus em Maceió. Neste período, aproximadamente 600 denúncias chegaram pelo disque-denúncia e em torno de 180 estabelecimentos foram fechados.

Na véspera da sexta-feira santa, a fiscalização continuou seu trabalho preventivo. Foto: Fiscalização

Desde o dia 21 de março, a fiscalização percorre as ruas de Maceió com os objetivos de fiscalizar e orientar proprietários de estabelecimentos e população quanto às restrições de funcionamento e normas para evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, uma equipe recebe as chamadas que chegam pelo disque-denúncia e repassa as demandas para averiguação.

A ação visa o cumprimento dos decretos estaduais e municipais que estabelecem diretrizes e normas no enfrentamento ao novo coronavírus. Com a força-tarefa, aproximadamente 40 servidores estão atuando todos os dias de forma integrada para cumprir as orientações de isolamento social e funcionamento das atividades comerciais.

Foi decretada a emergência em saúde pública e, por isso, comércio e serviços, exceto os essenciais, não podem funcionar enquanto os decretos governamentais estiverem vigentes. Os eventos também não podem ser realizados neste período e o atendimento n serviço público é realizado de forma remota, por telefone ou internet.

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, afirma que a fiscalização tem a missão de fazer cumprir os decretos e, assim, reduzir a pressão no sistema de saúde. “Quero enaltecer o trabalho dos ‘heróis anônimos’ que estão trabalhando para que a população fique mais protegida nesse momento de crise, meus sinceros agradecimentos aos que fazem a força-tarefa contra a covid-19, os guardas municipais, fiscais de posturas, todos os servidores da SEMSCS, os prestadores de Serviços, PM e Vigilância Sanitária. O trabalho é conjunto, pois unidos somos mais fortes e seguiremos para vencermos no final com milhares de vidas salvas”, ressalta.

O gestor também reforça a importância do isolamento social para a cidade manter o controle sobre o número de casos do novo coronavirus. “Aos responsáveis pelo comércio de produtos sem necessidade imediata nós solicitamos que permaneçam fechados. A colaboração de todos é crucial para reduzir o contágio. Nossa fiscalização também busca orientar e conscientizar as pessoas”, destaca.

A base da força-tarefa é a sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em Jaraguá – que participa com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal. Além da Semscs, participam também a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária, e a Polícia Militar de Alagoas.

Resultados do dia

Nesta quinta-feira (09), véspera do feriado santo, a fiscalização encontrou um grande fluxo de pessoas comprando peixes, camarões e outros produtos típicos do feriado religioso. Os fiscais orientaram os presentes, solicitando distanciamento entre as pessoas que se encontravam lá, para, assim, amenizar o risco de propagação da doença Covid-19.

Foram recebidas 19 denúncias, entre elas a de uma serralharia em funcionamento na Jatiúca, mas a fiscalização constatou que estava fechada. As rondas também percorreram as regiões do Canaã, Jardim Petrópolis, Jacintinho, orla marítima, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Riacho Doce, Pescaria e Ipioca.

Foram encontradas irregularidades no Mercado da Produção, Jacintinho e Jardim Petrópolis. Nessas duas últimas regiões citadas, a fiscalização flagrou lanchonete, bar, igreja e barbearias, que foram orientadas a fechar suas portas e seguir com a ordem dos decretos estadual e municipal, sendo uma dessas barbearias, interditada por reincidência na irregularidade.

Denúncias

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana

– 190 (Polícia Militar)

– 181 (Secretaria de Segurança Pública)

Artigos relacionados
Notícias

ANAC aprova o fim do uso de categorias de registro de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução nº 739/2024, de 21 de março, que extingue o conceito…
Notícias

MTur está com vagas abertas para curso de Condutor Náutico

Ministério do Turismo está com vagas abertas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a…
Notícias

Catedral de Notre Dame define data de reabertura

Uma Catedral de Notre Dame restaurada, severamente danificada no incêndio de abril de 2019, reabrirá diariamente para visitantes individuais, das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :