ALAGOAS

Aumento do número de casos de covid-19 pode endurecer quarentena

Texto de Agência Alagoas

O salto significativo no número de casos confirmados de Covid-19 em Alagoas, nas últimas 48 horas, fez soar o alerta entre os profissionais de saúde mais uma vez nesta pandemia, principalmente entre médicos infectologistas. A preocupação deles é no sentido de que as pessoas não menosprezem o isolamento social, já que mesmo com essa estratégia em andamento – por meio de decreto estadual – há uma tendência de novos casos de coronavírus surgirem de maneira galopante em Alagoas.

O termômetro do descumprimento do isolamento social foi o feriado de Semana Santa, quando foi possível notar um número expressivo de pessoas nas feiras livres da capital e interior, em especial nos mercados de venda de peixe, e também em supermercados para a compra de ovos de Páscoa.

“Há mais doentes, sim. No último boletim [epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde] houve um aumento de 14 casos confirmados em um único dia e a expectativa é grande, de mais casos, considerando que houve uma frouxidão do isolamento por parte da população durante os dias da Semana Santa. Tem sido observado aglomeração no mercado público, em supermercados e nas filas em lotéricas, por exemplo”, alerta a infectologista Luciana Pacheco.

A médica acredita que há muito mais casos do que os notificados, já que estão sendo testados apenas pacientes graves internados. Casos mais leves, que compõem justamente a maioria das pessoas contaminadas, não aparecem no boletim de confirmações.

“Tem só uma ponta do problema aparecendo. No meu ponto de vista, só a vacina vai conseguir controlar a doença [Covid-19]. Enquanto ela não está pronta, nós precisamos adotar estratégias para diminuir aglomerações, reduzindo a transmissão do vírus entre as pessoas. O isolamento será para sempre? Claro que não. Mas nos próximos trinta dias, em que os casos devem atingir o pico, ficar em casa é a estratégia mais eficaz de proteção”, destaca a infectologista.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Governo de Alagoas capta voos fretados de Brasília para operações em dezembro

Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), assegurou, durante evento em Brasília, em…
ALAGOAS

Secretário Marcus Beltrão solicita ANAC revogação de portaria

Diante da Portaria 6.168, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que rege sobre a proibição da ampliação de voos…
ALAGOASDestaques

Exposição fotográfica dos destinos turístico de Alagoas no metrô de São Paulo atrai milhares de pessoas

A exposição fotográfica dos destinos turísticos de Alagoas nas estações do metrô de São Paulo vai para sua terceira semana,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :