Notícias

Índice de isolamento social em Alagoas tem média de 52,47%

SEDETUR LOGO

Texto de Andressa Alves e Rafaela Pimentel

O índice de isolamento social para combate ao coronavírus vem mantendo uma média de 52,47% em Alagoas. O cálculo considera os índices diários apresentados entre os dias 31 de março e 15 de abril. Na semana passada, os dados de isolamento registravam índices acima dos 50%, com exceção da última quinta-feira (9), quando foi registrada uma taxa de 46,5%.

SEDETUR GRAFICO SEDETUR GRAFICO

Seguindo o movimento nacional de pico dos percentuais de afastamento com a chegada do final de semana, o estado teve uma melhora de 5,5% no domingo de Páscoa (12) em relação ao dia anterior, atingindo 55,6% de isolamento.

Já nesta semana, os dados indicam uma tendência de declínio em Alagoas, com percentual de 44,9% no índice de isolamento.

Desde o primeiro decreto de afastamento social publicado no dia 16 de março pelo governador Renan Filho, houve um crescimento significativo no índice no estado. As Regiões do Planalto da Borborema, Norte e Serrana dos Quilombos são as que apresentam as menores taxas.

Na prática, estes dados significam que, quanto maior o índice de isolamento, menor é o número de pessoas circulando na cidade e excedendo o raio de 450 metros da sua base, estipulado pelo monitoramento.

“Combater a Covid-19 tem sido nossa tarefa diária em Alagoas e, por isso, continuo a defender o afastamento social como medida prioritária para que estas ações preventivas à população sejam eficientes. Sem isolamento não conseguiremos conter o avanço da doença. O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), monitora diariamente os números, que são importantíssimos para entender como a população vem seguindo as recomendações das organizações mundiais de saúde. É importante agora trabalharmos em conjunto e permanecermos em casa”, destaca o governador Renan Filho.

Contabilizados a partir do monitoramento inteligente do Governo do Estado, disponibilizado gratuitamente pela empresa In Loco, os índices se baseiam nos dados de 648.400 celulares da população. A tecnologia apenas integra usuários que voluntariamente tenham instalado aplicativos parceiros da In Loco, dando permissão para a coleta de dados informada na Política de Privacidade. Todos os dados de identificação civil, como nome, identidade, CPF e e-mail não são informados pela empresa.

Prorrogação do decreto

Publicado no dia 6 de abril, o decreto que prorroga pela segunda vez o isolamento social em Alagoas determinou continuidade da suspensão das aulas da rede pública e privada até o dia 30 de abril, além da proibição de abertura de estabelecimentos comerciais e espaços de aglomeração pública até o dia 20 de abril. Supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior de shoppings, galerias e centros comerciais seguem liberados. Eventos e exposições continuam proibidos.

Confira aqui o decreto na íntegra.

ResponderEncaminhar
Artigos relacionados
Notícias

Abertas as inscrições do curso em autismo e inclusão para profissionais de turismo

O Ministério do Turismo abriu inscrições para a 2ª edição do curso gratuito “Autismo, Acessibilidade e Inclusão”, realizado em parceria…
Notícias

Destinos de natureza brasileiros têm recorde de visitação em 2021

Após um ano de retomada gradual das atividades turísticas, alguns destinos de natureza do país registraram recorde de visitação em…
Notícias

Pesquisa mostra que população é favorável ao "passaporte de vacinação.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta segunda-feira (17) aponta que 81% dos entrevistados são a favor da…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :