ALAGOAS

Projeto que muda estrutura do MP será vetado

 

O governador Renan Filho usou a sua conta no Twitter, na tarde desta quinta-feira (16), para anunciar que vai vetar integralmente o Projeto de Lei Complementar nº 73/19, cujas emendas supressivas, aditivas e modificativas alterariam a estrutura do Ministério Público Estadual (MPE) e extinguiriam o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf).

“Informo que vetarei integralmente o projeto que altera o regramento do Ministério Público Estadual, a pedido da própria instituição que deseja uma discussão mais ampla. Formei convicção a partir de uma reunião solicitada pelo ex-procurador-geral de Justiça, Dr. Márcio Roberto”, escreveu Renan Filho.

A ALE aprovou, no dia 11 de março, o Projeto de Lei Complementar nº 73/19, enviado pelo MPE para que fossem feitas alterações à Lei Orgânica do MPAL (nº 15/96). O objetivo inicial, segundo o Ministério Público, seria modernizar a legislação do órgão à luz das inovações constatadas no sistema jurídico, observando os anseios da sociedade.

Mas, ainda de acordo com o MPE, não foi o que aconteceu. As emendas supressivas, aditivas e modificativas propostas e aprovadas pelos parlamentares acabariam por afetar significativamente a estrutura do órgão, prejudicando investigações em andamento, fragilizando a atuação de promotores e procuradores de justiça na defesa de direitos sociais e inviabilizando o trabalho desenvolvido por núcleos, grupos especiais e forças-tarefas constituídas.

SECOM/GOV DO ESTADO

Artigos relacionados
ALAGOAS

Alagoas fortalece laços comerciais entre Brasil e Espanha

O governador Paulo Dantas e o secretário de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), Hugo Leahy, estiveram reunidos com Urbano Murillo…
ALAGOAS

Alagoas é destaque em revista internacional voltada para o setor do turismo

Alagoas é destaque na atual edição da revista “Unquiet” especializada no turismo de alto padrão. Com o título “Viagem ao…
ALAGOAS

Setur-AL promove Destino Alagoas em evento mundial de Cruzeiros

O Governo do Estado, convidado pela Embratur e por meio da Secretaria do Turismo de Alagoas (Setur), está promovendo o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :