Notícias

Segurança Pública intensifica fiscalizações em municípios com maior incidência da Covid-19

Com a prorrogação das medidas de enfrentamento à Covid-19 publicadas no decreto nº 69.935, no domingo (31), a Secretária de Estado da Segurança Pública (SSP) reforçou ações de fiscalização nas localidades que registraram aumento no número de casos da doença em Alagoas.  

A estratégia prevê a intensificação dos trabalhos nas regiões Metropolitana e Norte, com atenção especial a Satuba, Santa Luzia do Norte e União dos Palmares que, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tiveram acréscimo nos casos de contaminação pelo novo coronavírus .

Desde os decretos anteriores, os dados do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância Sanitária em Saúde (CIEVS), da Sesau, pautam as prioridades das forças de segurança quanto às estratégias e especificidades adotadas por região, de acordo com a evolução da doença. Até o último domingo, Satuba registrava 133 casos confirmados e 6 mortes; Santa Luzia do Norte,  67 casos e duas mortes, e União dos Palmares confirmou  84 casos e 12 mortes provocadas pela Covid-19.

O secretário de estado da Segurança Pública, Lima Júnior, destaca que as Polícias Civil e Militar seguirão atuando de forma conjunta com equipes de fiscalizações em todos os municípios de Alagoas. A operações conjunta com outros órgãos estaduais incluem barreiras sanitárias e outras estratégias voltadas ao combate ao descumprimento do decreto de emergência.

“É importante que a população continue colaborando com o governo de Alagoas, seguindo as regras de distanciamento social e entendendo a importância do uso de máscaras e que evite sair de suas residências sem necessidade. As forças policiais seguem atuando diuturnamente em todo o estado fiscalizando e prezando pelo bem estar social”, disse.

Redução de ocorrências na Região Metropolitana

A décima semana de vigência de decreto estadual apresentou queda no número de ocorrências atendidas pela Polícia Militar em Maceió e na Região Metropolitana. Dados do Comando de Policiamento da Capital (CPC) apontam que entre os dias 25 e 31 de maio foram registradas 119 denúncias, enquanto que na semana anterior o número chegou a 210.

Apesar da diminuição, bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres lideram a lista de locais que descumprem as medidas restritivas. Houve também um grande número de denúncias relativas à prática de atividades físicas ou aglomerações em áreas públicas.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, destacou o empenho da tropa que está na linha de frente da fiscalização contra o coronavírus. “Nossos homens continuam abnegados em defender a saúde coletiva e o bem estar de todos. Infelizmente essa é uma doença silenciosa e que coloca em risco a vida de qualquer cidadão, por isso devemos ter o máximo de atenção em nosso dia a dia, principalmente aqueles que estão na linha de frente, arriscando sua vida para proteger o próximo”, ressaltou Marcos Sampaio.

Já o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, afirmou que a instituição vai continuar o trabalho de fiscalização do cumprimento do decreto estadual, para evitar o avanço do novo coronavírus, além da realização de abordagem educativa, de orientação e conscientização quanto à importância de seguir as normas estabelecidas. 

Denúncias

A população pode denunciar estabelecimentos e empresas que estejam funcionando de forma irregular ou em desacordo com as normas do decreto por meio do 190 ou do Disque-Denúncia 181. Estão mantidas as punições para quem descumprir qualquer uma das medidas, como a aplicação de multa diária de até R$ 50 mil e a prisão de quem for encontrado em flagrante delito.

Artigos relacionados
Notícias

ANAC aprova o fim do uso de categorias de registro de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução nº 739/2024, de 21 de março, que extingue o conceito…
Notícias

MTur está com vagas abertas para curso de Condutor Náutico

Ministério do Turismo está com vagas abertas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a…
Notícias

Catedral de Notre Dame define data de reabertura

Uma Catedral de Notre Dame restaurada, severamente danificada no incêndio de abril de 2019, reabrirá diariamente para visitantes individuais, das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :