Viajar continua sendo um compromisso já decidido para 59% dos brasileiros, segundo pesquisa da Vivo Ads, realizada entre os dias 5 e 6 de maio e que ouviu 24 mil pessoas em todo País. Os entrevistados disseram que vão arrumar as malas, assim que a situação se normalize, com relação as restrições.
Os números mostram ainda que 36% irão viajar em 2021. Já com relação aos destinos a preferência internacional continua sendo os Estados Unidos, que declaradamente fecharam às portas aos brasileiros. 18% disseram que vão à Europa, que aguarda tão somente a abertura dos aeroportos. Um deles é o de Lisboa que volta a receber voos internacionais a partir do dia 15 de junho.
Com relação aos destinos nacionais o Nordeste continua liderada também na pesquisa da Vivo Ads com 29%, já que a maioria está em busca de sol, mar e lugares quentes. A região Sul do Brasil está em terceiro lugar com 23%. A pesquisa mostra que os interessados pretendem fazer as reservas por internet (26%). Embora outra pesquisa realizada pela American Airlines e Delta, aponte que os clientes vão buscar as agências de viagens, devido a segurança no relacionamento presencial.
A alta do câmbio quer já vinha antes mesmo da pandemia, devido à crise política causado pelo Governo Federal, apontava uma tendência dos interessados em viajar, para os destinos nacional (83%). Contudo tiveram seus planos frustrados devido a contaminação do coronavírus.
A pesquisa mostra que 17% adiaram a viajar ao invés de cancelarem e pedirem reembolso. Os consumidores do produto turismo ( 52%) estão temerosos que os valores estejam mais altos e 52% disseram que vão reduzir as viagens e 50% acreditam que viajar, nestes tempos de covid-19, sem vacina e um tratamento eficaz, é um grande risco.