Uma boa notícia foi dada ontem pelo secretário estadual de agricultura, João Lessa, que anunciou a continuidade do Programa do Leite para este ano. O secretário falou para nossa coluna e também para o Boletim Integração do sistema Gazeta de Rádio, informando que o governador Renan Filho, comunicou a liberação de R$ 16 milhões para o Programa. Os recursos devem ser liberados até a próxima semana; depois de passar pelo processo burocrático do Fundo Estadual de Combate e Erradicação de Pobreza (Fecoep). Já a contrapartida do Governo Federal deverá ser disponibilizada depois do 20 de julho. O secretário tem sido um grande defensor do Programa do Leite, desde que iniciou sua gestão à frente da pasta. João Lessa vem dando à Secretaria uma nova dinâmica de trabalho, sempre ligado ao homem do campo e mesmo com a pandemia buscando visitar, dentro do possível, várias regiões do estado e acompanhado as atividades desenvolvidas pela agricultura. O Programa do Leite é uma das suas prioridades, já que tem uma grande importância socioeconômica para Alagoas, objetivando fixar o homem no campo, dinamizar a economia nos pequenos municípios e participar de ações sociais, visando minimizar situação de miserabilidade no combate a fome e a desnutrição.
Traipu/obras
A comunidade de Mumbaça, em Traipu está sendo beneficiada com obras de pavimentação das ruas principais. O prefeito Cavalcante estava bastante preocupado com os danos causados pelas chuvas no povoado e por isso determinou a recuperação de toda pavimentação.
Traipu/obras 2
O secretário de Obras, Edmar Ferreira, vem acompanhado a realização do trabalho. De acordo com o secretário, foi elaborado um plano de ação para resolver os problemas “A previsão é de que a reforma do calçamento, nas ruas, seja concluída em 30 dias”, explicou. Para o prefeito o bem-estar da população estar em primeiro lugar.
Retomada
Até o fechamento de nossa coluna, não tínhamos notícias do novo decreto do Governo do Estado, sobre a flexibilização das atividades da economia. A expectativa é grande por parte dos empresários, mas desilusão para quase 20%, que anunciaram falência e que não retornam mais às atividades, deixando um passivo financeiro e social, com centenas de desempregados.
Retomada 2
Os empreendimentos que voltam, estão com quadro de funcionários reduzidos, pois não têm capital de giro. O problema foi a negativa dos bancos em conceder empréstimos aos empresários. Os R$ 5 bilhões anunciados pelo Governo Federal como linha de crédito ficou apenas na retórica. 65% dos empresários tiveram seus pedidos de empréstimos negados pelos gerentes dos bancos.
Delmiro/eleições
O processo eleitoral em Delmiro está aflorando o clima político em plena pandemia do covid-19. Uma das novidades no cenário político no município é a pré-candidatura para vereador do médico cardiologista Sérgio Carneiro, que se filiou ao Avante. Carneiro tem uma vasta folha de serviços prestado à saúde, não só de Delmiro, mas de todo Sertão de Alagoas.
Maragogi/turismo
Os empresários do setor de turismo de Maragogi ainda não divulgaram qualquer notícia da volta das atividades. O prefeito Sérgio Lira tem se debruçado sobre um planejamento para que as atividades econômicas sejam retomadas no dia 8 de julho, da forma mais segura possível. Com relação aos resorts, só voltam a funcionar em setembro e assim mesmo com metade de sua capacidade.
ABIH/Máscaras
O presidente da ABIH/Alagoas, André Santos disse que os hoteleiros estão se preparando para retomada das atividades com a chegada dos turística, previsto para este início de julho. Uma das medidas será a destinação correta das máscaras usadas pelos hospedes e também pelos colaboradores. A Prefeitura de Maceió publicou as normativas, para destinação correta das máscaras.
Praias/máscaras
Pescadores e pessoal que trabalha na limpeza das praias urbanas de Maceió têm registrado o surgimento de máscaras na faixa de areia. As máscaras estão chegando à orla marítima, o que será uma péssima impressão para os turistas que vão chegar a partir da próxima semana. É hora de fazer uma grande limpeza nas praias.
Piranhas
Os guardas municipais de Piranhas postaram nas redes sociais, um vídeo denunciando o abandono a que foram relegados pela prefeita Maristela Sena. No vídeo os guardas denunciam que estão sendo obrigados a trabalhar de madrugada nos acessos à cidade, sem viaturas nos postos de verificação sanitária Os guardas dizem também que estão passando fome, já que não é fornecida alimentação.