ALAGOAS

Saúde planeja ações do Plano de Prevenção ao Suicídio

Estratégia prevê qualificação da notificação, diagnóstico e registro da causa de óbito, articulação inter e intrassetorial, comunicação, fluxos de atenção à saúde e ações educativas

A prevenção ao suicídio é uma das prioridades da Prefeitura de Maceió, dentro da atenção à saúde mental, e representa um desafio para a saúde pública, já que se trata de um fenômeno complexo. Para executar ações efetivas, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou o Plano Municipal de Prevenção e Atenção ao Suicídio.

O objetivo é ampliar e fortalecer ações de promoção da saúde, vigilância, prevenção e atenção integral relacionadas ao suicídio em Maceió, visando diminuir o número de casos. 

O plano foi elaborado pela equipe técnica da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, com base em evidências científicas, dados globais e locais sobre o suicídio e violência autoprovocada. As ações serão desenvolvidas nos eixos de Vigilância e Qualificação da Informação, Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde e Gestão e Cuidado. 

O primeiro eixo trabalhará a qualificação da notificação de tentativa de suicídio, do diagnóstico e registro da causa de óbito, das informações e pesquisas e disseminação de informações. Já no eixo Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde serão tratadas a articulação inter e intrassetorial e a comunicação. Na parte de Gestão e Cuidado serão abordadas as estratégias e fluxos de atenção à saúde local, além de ações para educação permanente.

As estratégias de ação adotadas seguem as Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio elaboradas pelo Ministério da Saúde (MS), assim como as  orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para lidar com a questão. 

O plano trata ainda do envolvimento de outras coordenações da SMS, secretarias, sociedade civil e das universidades, com o intuito de agregar diversas instituições para implementação do plano. 

“A integração das esferas municipal, estadual e federal na consecução dos objetivos do plano é fundamental. Neste sentido, o próximo passo será a apresentação do plano às diferentes coordenações participantes da sua elaboração, como a Coordenação dos Programas Estratégicos, Nasf, Atenção Primária, Análise de Situação de Saúde, Diretoria de Vigilância em Saúde, Gerência de Promoção de Educação em Saúde, Programa Saúde na Escola, entre outros”, explica a assistente social da Gerência de Atenção Psicossocial Joana Ferreira. 

Em seguida, também serão convocados para compor o Comitê Gestor do Plano representantes de outras secretarias municipais, como Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social, assim como a Câmara Municipal de Maceió e organizações não-governamentais, como CAVida e CVV, além das instituições de ensino e pesquisa nas diferentes esferas.

Graziela França/ Ascom SMS

Artigos relacionados
ALAGOAS

Alagoas fortalece laços comerciais entre Brasil e Espanha

O governador Paulo Dantas e o secretário de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), Hugo Leahy, estiveram reunidos com Urbano Murillo…
ALAGOAS

Alagoas é destaque em revista internacional voltada para o setor do turismo

Alagoas é destaque na atual edição da revista “Unquiet” especializada no turismo de alto padrão. Com o título “Viagem ao…
ALAGOAS

Setur-AL promove Destino Alagoas em evento mundial de Cruzeiros

O Governo do Estado, convidado pela Embratur e por meio da Secretaria do Turismo de Alagoas (Setur), está promovendo o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :