O Governador acenou com a possibilidade de flexibilizar o decreto contra a pandemia do covid-19, em outros municípios a partir do dia 15 de julho na próxima semana. Neste período começam a chegar grupos de turistas das operadoras que remarcaram suas viagens para Maceió. Essa foi uma reinvindicação feita por vários prefeitos de municípios, que são destinos turísticos e também daqueles que estão com a situação da pandemia sob controle. Segundo o presidente da Maceió Convention, Glênio Cedrin, que acompanha os números do grupo científico, que mostram o cenário da pandemia em Alagoas, a curva epidemiológica está decrescente em Maceió. Diante desse fato a tendência é que os números de casos sejam menores a cada semana, chegando em setembro com a praticamente a uma situação de normalidade. Antes disso, alguns destinos turísticos como Maragogi, Barra de São Miguel, Praia do Francês, Paripueira e Barra de Santo Antônio, serão beneficiadas com a flexibilização das atividades comerciais. Os entendimentos ocorreram através de vídeo conferência realizadas na última segunda-feira a tarde. O funcionamento será realizado com 50% da capacidade dos estabelecimentos e seguindo os protocolos de saúde estabelecidos como uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool em gel.
Expectativa
A expectativa de retomada das atividades turísticas em Maragogi é grande. Milhares de trabalhadores estão envolvidas na cadeia produtiva do turismo. O município tem mantido um controle rígido da situação e o prefeito Sérgio Lira manteve o cumprimento do decreto rigorosamente para que Maragogi pudesse conquistar a flexibilização rapidamente.
Matriz/lixo
O MP ajuizou ação civil pública, contra o Município de Matriz do Camaragibe, denunciado pelo descarte ilegal de resíduos sólidos, infração administrativa constatada por equipes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e apuradas pela Promotoria de Justiça da Comarca. O promotor de Justiça, Leonardo Novaes Bastos determino a retirada imediata do lixo sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.
Arapiraca/política
A assessoria da vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, informou que é muito cedo para que ela se posicione sobre o processo eleitoral desde ano no município. Segundo ainda a assessoria, Fabiana Pessoa acompanha a movimentação do cenário político, mas não confirmou se vai ser novamente candidata a vice, desta vez de Luciano Barbosa.
Arapiraca/política 2
O deputado Ricardo Nezinho está se preparando realmente para disputar a prefeitura de Arapiraca. O deputado pela primeira vez está demonstrando que não quer mais conversar com o vice-governador Luciano Barbosa. A decisão, pelo que tudo indica, não terá mais retorno. Ricardo é franco atirador, se perder, continua sendo deputado estadual.
Arapiraca/política 3
O deputado Tarcizo Freire, foi lembrado está semana por ex- amigos, que o ajudaram no tempo do “sapato furado”, quando ele ainda era tido como um vereador “leproso” pela administração de Luciano Barbosa. Freire abandonou a todos e se uniu aos “novos amigos”. “O poder muda as pessoas, desconhecem até os parentes”, disse um dos que foram abandonados pela estrada.
Municípios sem médicos
Nossa coluna recebeu a denúncia de que os prefeitos de Mata Grande e de Pão de Açúcar demitiram os profissionais de saúde, que atendiam a especialidades como cardiologistas, neurologistas e até psiquiatras sob a alegação de que não tinham recursos para manter o serviço. O incrível é que ambos os municípios receberam milhões em repasse dos Governo Federal.
AL 220
O trecho da AL 220 entre o entroncamento de Pão de Açúcar e Olho d’água do Casado continua aguardando a realização da operação tapa buraco. O local mais crítico está entre o entroncamento e São José da Tapera. O secretário estadual de infraestrutura urbanística Mozart Amaral havia prometido o início da operação semana passada.
Barra de São Miguel
Os postes que mantem a rede elétrica em Barra de São Miguel estão necessitando urgentemente de serem trocados. Principalmente aqueles mais próximos à praia, no Barra Mar, na rua Francisco Sampaio. A ação da maresia sobre toda rede elétrica é incrível e compromete a qualidade da energia. A Equatorial informou a nossa coluna que está tomando as providencias.