A hotelaria deve ficar alerta mais do que nunca, pois a plataforma Airbnb acaba de bater um recorde de vendas de 1 milhão de pernoites vendidos, desde o dia 3 de março, demonstrando que esse tipo de hospedagem se consolidou realmente em um grande concorrente para o setor que geram emprego, renda e tributos.
Segundo o site PhocusWire, na última quarta-feira, 8 de julho, o Airbnb informou que seu sistema recebeu reservas para estadias futuras de mais de um milhão de noites em suas listagens em todo o mundo. Essa é a primeira vez que o volume de reservas é tão alto em um único dia desde 3 de março, quando a pandemia de covid-19 tomava conta de todo mundo.
A plataforma emitiu uma nota e insinua que, “no Airbnb, acreditamos que o desejo das pessoas de se conectarem com segurança e se unirem apenas se fortaleceu enquanto estivemos separados. Nosso negócio não se recuperou, mas estamos vendo sinais encorajadores”.
As reservas de 8 de julho foram feitas nas propriedades do Airbnb em mais de 175 países e regiões diferentes, informou a empresa. Cerca de metade das noites reservadas são para destinos a 300 milhas da localização do hóspede e dois terços são para destinos fora das cidades.
O anúncio do Airbnb não especifica o período em que essas reservas cobrem, mas a empresa diz que “uma parte significativa das noites reservadas” é para viagens que começarão em ou antes de 7 de agosto. Mais de 60% das noites reservadas são para viajantes individuais ou para quem viaja com apenas mais uma pessoa, o que pode caracteriza também o turismo corporativo.