
Um dos sócios da HotelInvest, Pedro Cypriano está, desde o começo da pandemia de covid-19, às voltas com análises de dados, reuniões e estudos para mapear os caminhos da recuperação hoteleira e mostrar ao mercado as oportunidades nesse novo cenário. “Nas últimas semanas, realizamos dezenas de reuniões com as principais redes hoteleiras, fundos de investimento e incorporadoras do Brasil para discutir os resultados do estudo . As conversas foram muito ricas, com mais de 200 executivos, e trouxeram vários insights para o setor”, disse ele.
Como fruto desses encontros e da evolução do setor desde a apresentação do estudo “Recuperação da hotelaria urbana no Brasil”, Cypriano escreveu um artigo para o Portal PANROTAS onde mostra que a hotelaria regional já consegue chegar a 35% de ocupação nesse período pré-retomada e que há uma grande demanda reprimida na hotelaria de lazer. Ele aborda ainda temas como guerra de preços, retomada das viagens corporativas e as perspectivas para os próximos anos.
“Em longo prazo, acredito no potencial de recuperação dos hotéis, assim como no de desenvolvimento econômico do País. Em comparação com mercados maduros, o nosso setor ainda é pequeno e pode crescer imensamente, nas capitais e especialmente em regiões secundárias e terciárias. Em curto prazo, ainda recomendo muita cautela. A reabertura econômica é frágil e as curvas de contágio da covid-19 ainda são altas e não apresentam sinais claros de queda. Até o final do ano a nossa vida hoteleira não será fácil”, escreve ele, que já está também envolvido na preparação de um novo estudo, agora sobre a retomada dos resorts.