Destaques

Sedetur instala placas de prevenção a afogamentos em Maceió, Maragogi e Japaratinga

Pensando na segurança de turistas, visitantes e moradores, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) instalou nesta semana placas de prevenção a afogamentos nas cidades de Maceió, Maragogi e Japaratinga. Com um recado de atenção, as placas sinalizam pontos de possível risco de afogamentos em praias das três cidades.

Em Maceió, as praias de Ponta Verde e Jatiúca receberam a sinalização. Em Maragogi foram instaladas sete placas, distribuídas entre as praias de Antunes, Barra Grande, Peroba, Xaréu e Ponta de Mangue. Já em Japaratinga, receberam a sinalização as praias de Barreiras do Boqueirão, Albacora e Central.

Ao todo, 12 placas foram instaladas que alertam sobre o risco de afogamentos, feitas em português e inglês, com mensagem de alerta também quanto a variação de maré, que interfere na praia subindo ou baixando o nível do mar, o que pode trazer uma falsa sensação de segurança ao visitante que não conhece essas particularidades da região e se arriscaria em alto mar em meio a maré baixa.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), durante a última temporada de verão, entre os meses de outubro de 2019 e março de 2020, foram registradas 46 ocorrências de afogamentos. Já na região de Maragogi, que também engloba o município de Japaratinga, foram três registros neste mesmo período. A classificação da CBM também traz números de resgate de corpos na praia – o que não necessariamente tratam-se de vítimas fatais de afogamentos -, nesta categoria foram cinco ocorrências na capital e duas nas duas cidades citadas da região Norte.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a instalação das placas é mais uma medida de segurança a todos os turistas, visitantes e moradores. “Apesar de nossas praias serem consideradas tranquilas, com mar calmo e ondas rasas, ainda existe o risco de afogamento em alguns pontos, além dos efeitos causados pela variação da maré que pode trazer risco a quem não conhece esse fenômeno natural, tão característico do nosso litoral. Por isso, é essencial alertamos a todos destes riscos, visando prevenir acidentes, principalmente nestas cidades que são nossos maiores polos turísticos e que certamente receberão um grande volume de turistas. Essa é mais uma medida de segurança que se junta a todo um protocolo que já vem sendo aplicado em todo o Estado, visando consolidar o Destino como um dos mais seguros nesta retomada da atividade turística prevista para este segundo semestre”, pontuou Rafael Brito.

Artigos relacionados
Destaques

Brasilía receberá o Rally dos Sertões em 2024

Maior prova automobilística das Américas, o Rally dos Sertões passará por Brasília na largada e na chegada, previstas para ocorrer…
Destaques

Visto eletrônico para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá já está disponível

Turistas americanos, australianos e canadenses que desejam conhecer o Brasil já podem solicitar o visto eletrônico, o chamado e-Visa, por…
Destaques

MASTEROP, OPERADORA TURÍSTICA ALAGOANA, ENTRE AS 100+ PODEROSAS DO BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :