Notícias

Por que Alagoas é o destino da retomada do turismo no Brasil?

Com um litoral repleto de belas e paradisíacas praias, embelezadas por extensos coqueirais, mar calmo e cristalino, temperaturas quentes e uma centena de atrativos que vão de Norte a Sul do Estado, do Litoral ao Sertão, Alagoas tem se destacado no cenário do turismo nacional como o principal destino brasileiro na retomada da atividade turística neste segundo semestre.

Grandes players do mercado do turismo, como CVC Viagens e Hotel Urbano, já indicaram o Destino Maceió como o mais buscado do país para viagens pós-pandemia, porém, estes turistas não se restringem somente à capital. As curtas distâncias entre as cidades permite que o visitante tenha uma experiência completa, com atrativos de todo o estado compondo o roteiro destes visitantes, com destaque para cidades vizinhas como Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio e Paripueira, além de municípios mais distantes como Maragogi e Piranhas.

Além de todos os atributos naturais que fazem de Alagoas um dos cenários mais bonitos do Brasil, com inúmeros atrativos ao ar livre – requisito essencial neste cenário de pandemia – outros elementos impulsionaram a imagem do Destino no mercado nacional e também internacional, como a rápida implantação de protocolos sanitários, o controle da pandemia no Estado – no comparativo com outros destinos brasileiros – a redução significativa da violência nos últimos cinco anos e os investimentos na promoção e divulgação.

“Nós trabalhamos em várias frentes para preparar o Estado para retomada da atividade turística. Superamos a meta estabelecida para restabelecimento da malha aérea, com 35% dos voos reconquistados ainda em julho, com prospecção de mais 70% até dezembro. Inclusive prorrogamos sem perdas o voo internacional Maceió – Lisboa que terá início em outubro, com as mesmas três frequências semanais previstas antes da pandemia. Estamos colocando em prática o maior investimento da história do Estado em turismo, visando a retomada desta atividade que é tão importante para economia alagoana”, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

Destino Seguro

Adaptados à nova realidade, seguindo as determinações e recomendações do Protocolo Sanitário elaborado pelo Governo de Alagoas, todos os segmentos do trade turístico alagoano estão prontos e aptos a receber turistas: hotéis, receptivos, bares e restaurantes, que também compuseram as discussões para construção destas novas práticas. Já na fase amarela do Protocolo Sanitário e de Distanciamento Social Econômico, Maceió reabriu bares, restaurantes e shopping centers desde o último dia 20.

“Vivemos momentos diferentes da pandemia em Alagoas. Maceió, já na fase amarela, está pronta para receber os turistas, com passeios liberados e funcionando dentro das novas regras. Maragogi, nosso segundo maior polo turístico do estado, também já volta a realizar passeios nesta semana, como o das piscinas naturais e os de buggy. Todos estes com cautela e seguindo as orientações quanto à prevenção da pandemia. Os hotéis, apesar de nunca terem seu funcionamento proibido pelo executivo estadual, também retomam aos poucos às suas atividades. Nos próximos meses estaremos com o todo o estado em uma situação mais tranquila quanto à pandemia, sendo possível retornar às atividades turísticas e sempre levando em consideração as adequações a esta nova realidade”, completa o secretário Rafael Brito.Buscando trazer mais segurança aos turistas e empresários, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), por meio do Cadastro dos Empreendimentos Turísticos (Cadastur), coordena a implantação do Selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo (Mtur), que valida os empreendimentos que já prestam um serviço adequado à nova realidade, com a implantação dos protocolos de segurança. Atualmente, aproximadamente 500 estabelecimentos no Estado já contam com o selo de turismo responsável em Alagoas.  

Artigos relacionados
Notícias

ANAC aprova o fim do uso de categorias de registro de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução nº 739/2024, de 21 de março, que extingue o conceito…
Notícias

MTur está com vagas abertas para curso de Condutor Náutico

Ministério do Turismo está com vagas abertas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a…
Notícias

Catedral de Notre Dame define data de reabertura

Uma Catedral de Notre Dame restaurada, severamente danificada no incêndio de abril de 2019, reabrirá diariamente para visitantes individuais, das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :