
O Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau emitiu uma nota de apoio ao decreto editado pelo prefeito Sérgio Lira de Maragogi, em liberar o funcionamento de bares e restaurantes no segundo polo de turismo de Alagoas, onde os números comprovam que a pandemia no município está totalmente sob controle.
A entidade que representa cerca de 46 empreendimentos turísticos, que geram mais de 2 mil empregos diretos e indiretos; além de tributos ao Município, ao Estado e União, pede também ao governador Renan Filho, que libere, para o município, a faixa amarela, o que possibilita o funcionamento de bares, restaurante e similares.
O Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau lamenta ainda o retrocesso que foi submetido, o Segundo polo de turismo de Alagoas, através da determinação judicial, provocada, a pedido do defensor público Ricardo Melro, que solicitou o fechamento dos bares e restaurantes de Maragogi.
Nosso blog ouviu vários empresários da região e representantes de entidades de turismo como Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), André Santos e o presidente da Associação Brasileira Agentes de Viagens (ABAV), Carlos Palmeira, que também classificaram a determinação como injusta e que não foram observados os dados de controle da pandemia, nem os problemas sociais que acarretaram a decisão, principalmente aos pequenos empresários da cadeira produtiva do turismo.
Os representantes do Trade turístico alagoano lembram a importância do setor de turismo para economia de Alagoas, já que gera tantos postos de trabalho, num Estado que busca se libertar da monocultura da cana-de-açúcar; oferecendo alternativas de desenvolvimento e solidez a nossa economia, através da indústria sem chaminé, que é o turismo.
Outros municípios, que também são destinos turístico, como Penedo, Piaçabuçu e Piranhas, também solicitam através do trade a decretação de faixa amarela, para que a atividade turística seja retomada, voltando a aquecer a economia, gerando emprego e renda. Vale lembrar que Alagoas é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, pelas belezas naturais e hospitalidade de seu povo, além de ser o classificado como o Estado mais seguro para o turista.
A expectativa é que o governador Renan Filho decrete, ainda esta semana, a faixa amarela para os destinos turísticos, que comprovadamente estão dentro dos padrões de controle da pandemia.
Abaixo nota do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau