Notícias

Pesca predatória na APA Costa dos Corais mata tartarugas

No último final de semana surgiram nas Praias de Maragogi várias tartarugas mortas por afogamento, presas em redes de pescas e espinheis extensos ,colocados por barcos de pesca vindo de outros estados, principalmente do Ceará e Rio Grande do Norte, que estão praticando a pesca predatória ao longo da APA Costas dos Corais em Alagoas, segundo denuncia de pescadores do Litoral Norte.

Nosso blog recebeu várias fotos e depoimentos com áudios relatando essa prática criminosa, que está sendo realizada devido a falta de fiscalização no mar, segundo também os relatos dos pescadores alagoanos.

As tartarugas começaram a surgir nas praias e Maragogi a partir de sexta-feira e também no sábado. Em Japaratinga, moradores e turistas também relataram que viram várias carcaças de tartarugas que chegaram às praias durante a semana.

No trecho chamado “Rota Ecológica”, que deveria estar mais protegida para receber esse nome, os registros do surgimento de tartarugas mortas são antigos, também consequência do uso de redes deixadas por pescadores na passagem nos corais para parte aberto do mar.

Icmbio

O superintendente do Instituto Chico Mendes para Preservação da Biodivesidade (Icmbio) responsável pela APA dos Costa dos Corais, Capitão Wenderson disse que ainda não havia chegado ao órgão as denuncias nem o registro do surgimento das tartarugas mortas. Segundo ainda ele o Icmbio, está ainda se preparando para realizar a fiscalização no mar, na parte aberta, depois dos corais. O superintendente disse ainda que está trabalhando em home office, mas a fiscalização está sendo realizada, garante ele.

Segundo ainda o superintendente o Icmbio adquiriu uma embarcação adequada, com equipamentos necessários para realização dessa missão, mas que por enquanto, o órgão tem suas limitações e se restringe ao trabalho dentro da faixa dos corais, utilizando para isso jet ski para percorrer todo trecho.

Nosso blog tentou ouvir o secretário municipal de meio ambiente, mas não obteve sucesso, já que o mesmo não atendeu as ligações nem respondeu as indagações enviadas por mensagens via WhatsApp e SMS.

Artigos relacionados
Notícias

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

A Polícia Federal (PF) informou, ontem, 18, em Brasília, que está temporariamente indisponível o serviço de agendamento de emissão de…
Notícias

EasyJet para com os voos com destino a Israel até outubro

A easyJet suspendeu os voos para Telavive (Israel) durante os próximos seis meses na sequência do recente ataque com mísseis…
Notícias

Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa

Em nota de imprensa, a AHP afirma que reuniu a 4 de abril com o presidente da Câmara Municipal de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :