ALAGOAS

Apicultores recebem treinamento em seleção e produção de abelhas rainhas

Texto de Letícia Cardoso

Pensando em fortalecer as colmeias e aumentar sua produção, a região Serrana dos Quilombos contará com um treinamento de cinco dias, entre teoria e prática, em seleção e produção de abelhas rainhas, destinadas aos apicultores, entre os dias 25 e 29 de setembro. Como resultado, a expectativa é de que os apiários possam ser ampliados, aumentem sua produtividade e, consequentemente, a comercialização.

O curso faz parte da estratégia trabalhada pelo programa Alagoas Maior, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae Alagoas, e leva aos apicultores do estado uma oportunidade de qualificar e otimizar seu trabalho por meio da capacitação.

“Este encontro tratará da inserção de abelhas rainhas em colmeias ociosas que precisam e ainda possam ser recuperadas e repovoadas. Sabemos a importância dessa ação para aumentar a competitividade e consolidar esta atividade, levando também mais informação e qualificação para as regiões”, explica Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Territorial e Regional e coordenadora do Alagoas Maior.

Um desses produtores é Jean Ferreira, proprietário do Apiário Zumbi e presidente da Associação dos Apicultores de União dos Palmares (Asaup), que identificou a necessidade dessa capacitação e apresentou para a equipe do programa com a intenção de criar um movimento de crescimento entre os produtores de mel.“Teremos como aprender e ter informações sobre o melhoramento genético das nossas colmeias. O que nós queremos é ter menos volume de abelhas e mais qualidade e produção, o que vai ser ótimo para o nosso negócio”, declara o apicultor.

No período de maior incidência do novo coronavírus em Alagoas, de março a julho deste ano, Jean – que já participa há dois anos das atividades do Alagoas Maior – conseguiu aumentar seu faturamento em 400%.

Com cerca de 25 participantes de cidades como Ibateguara, União dos Palmares, Roteiro, Marechal Deodoro, Porto Calvo, Japaratinga, Maragogi, Matriz do Camaragibe e Estrela de Alagoas, o curso propõe ainda que os produtores possam possam cultivar suas próprias rainhas com critérios técnico-científicos. O objetivo de substituir as com baixa produção e técnicas de ampliação de apiário utilizando utilização mandala, alimentação e manejo para alta produção de própolis e mel.

Artigos relacionados
ALAGOASBLOG DO MOZART LUNA

Nova acesso a distrito em Porto Calvo enriquece roteiro turístico, graças a recursos de emenda parlamentar do senador Renan Calheiros. Penedo se destaca como cidade criativa.

Rodovia em Porto Calvo O governador Paulo Dantas, acompanhado pelo senador Renan Calheiros, estiveram nas obras executadas pelo Governo de…
ALAGOAS

Governador visita obras em Porto Calvo que fortalecem o turismo na região Norte

O governador Paulo Dantas, acompanhado pelo senador Renan Calheiros, visitou ontem (17) obras executadas pelo Governo de Alagoas no município…
ALAGOAS

Setur promove Destino Alagoas na WTM Latin América, em São Paulo

Ao promover e fortalecer o Destino Alagoas na América Latina, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) está…