O primeiro voo direto da TA(TP027), do trecho de volta de Maceió/Lisboa, será realizado amanhã, domingo (04) com previsão de decolagem às 19:10 horas do aeroporto Zumbi dos Palmares e com chegada prevista em Lisboa às 10 horas.
A aeronave utilizada pela TAP nesse voo regular é o A 321neo LR, batizado com o nome Agostinho da Silva, o mais novo da frota da companhia, com tecnologia de ponta, bastante econômico e com sistema de redução da CO2.
A TAP mantém a tradição de batiza seus aviões com vultos da história, cultura, artes, navegantes descobridores, e filósofos de Portugal. No caso do A321neoLR que fez o voos histórico Lisboa/Maceió é batizado com o nome do filósofo, poeta e ensaísta português Agostinho da Silva. É o regresso de um dos maiores vultos da cultura contemporânea portuguesa à companhia nacional.
A aeronave, que terá a matrícula portuguesa CS-TXA, já ostenta a pintura final, com a designação de batismo e foi fotografado na segunda-feira, dia 25 de março, nas instalações da Airbus no Aeroporto de Hamburgo/Finkenwerder pelo conhecido spotter local TOBI (Twitter/@Tobias_Gudat).
Esta aeronave chegou ontem de Lisboa às 20:30, trazendo uma comitiva da diretoria da TAP de Portugal, operadoras de turismo portugueses, além do Governador Renan Filho e do secretário estadual de turismo Rafael Brito.
Esta aeronave estará hoje recebendo a visita de convidados para conhecer por dentro e todo sistema de funcionamento.
O A321neoLR é mais indica dopara aeroporto Zumbi dos Palmares, porque o terminal ainda não está classificado para categoria E (E), que possibilita a vinda de aeronaves maiores de grande porte e mais passageiros como os A330, que necessitaria uma autorização especial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cujo processo burocrático demora meses.