Notícias

Obras avançando: Projeto Serrote conclui plano de lavra para 2020

As entregas do Projeto Serrote seguem acontecendo dentro do previsto com responsabilidade e segurança, o maior valor da Mineração Vale Verde (MVV). No final deste mês de outubro, foi atingido mais um alvo do Programa #AtingindoMetas.

O prazo para a movimentação de 4,3 milhões de toneladas de material durante o pre-stripping — também conhecido como “decapeamento”, ou seja, a etapa de lavra até a exposição do minério sulfetado para alimentação da planta — era até 31 de dezembro. A meta foi realizada com praticamente dois meses de antecedência, o que denota foco e disciplina de todas as equipes envolvidas.

Toda a retirada desse material foi executada pela empresa Fagundes Construção e Mineração S.A., responsável pela perfuração, carregamento e transporte da mina. Já a Enaex Britanite foi incumbida pela etapa de desmonte controlado, fornecendo à MVV os agentes detonantes e carregando os furos para as detonações.

Segundo a coordenadora de Planejamento de Mina da MVV, Ana Luisa Ramos, essa etapa de detonação é muito importante para o controle da mina: os desmontes utilizam alta tecnologia eletrônica e uma emulsão bombeada como agente detonante, o que minimiza o impacto do processo. É por meio dele que se obtém a fragmentação necessária do material para o seu transporte. Após isso, ele segue para a britagem – etapa ainda em construção.

MAIOR DESAFIO

A conquista dessa meta do plano de lavra para 2020 é mais um grande passo rumo à conclusão das obras de implantação do Projeto Serrote.

“De forma geral, o nosso maior desafio é fazer nascer o Projeto da melhor maneira possível, seguindo as melhores práticas do mercado, padronizando as atividades de forma clara e produtiva, trazendo inovação para o setor da mineração e, o mais importante, formando um time forte, unido e que trabalhe em um ambiente feliz e saudável”, pontua a coordenadora de Planejamento de Mina da MVV, Ana Luisa Ramos.

A previsão de início da operação do Projeto Serrote é para meados de 2021, com a extração e o beneficiamento do concentrado de cobre. O empreendimento está situado entre as cidades de Arapiraca e Craíbas, no Agreste alagoano.

Artigos relacionados
Notícias

América Latina ganha Observatório de Direito em Turismo

Desde ontem, a América Latina e o Caribe passaram a contar com o 1º Observatório de Direito em Turismo. A…
Notícias

Abertas 382 vagas de especialização técnica para guias que atuam no NE

Mais uma vez o Ministério do Turismo age no sentido de qualificar os prestadores de serviço do setor. Estão disponíveis…
Notícias

Prefeitos e empresários alegam que Chesf não ouviu Alagoas sobre destino de Angiquinho

A Eletrobrás Chesf, em resposta às perguntas que enviamos, emitiu uma nota, postada abaixo na íntegra. A empresa informou que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :