
Um termômetro onde se pode mensura a atividade turística é o fluxo de passageiros nos aeroportos e em Alagoas os indicativos são que já atinge um percentual de 60%.
A notícia foi comemorada pelo secretário estadual de desenvolvimento e turismo, Rafael Brito, que vê os frutos do esforço realizado pelo Governo, empresários do turismo e companhias aéreas.
Vale lembrar que o presidente do Maceió Convention, Glênio Cedrin, em entrevista ao nosso blog, em agosto deste ano, comentava que Alagoas atingiria está perspectiva.
Segundo ainda ele na entrevista o cenário do turismo para Alagoas são os mais animadores com a possibilidade de chegarmos a 80% do fluxo de turistas em dezembro.
Em outubro deste ano, 102.951 passageiros passaram pelo principal aeroporto de Alagoas, entre embarques e desembarques. Já no mês anterior, este número foi de cerca de 66 mil pessoas, representando um aumento mensal de quase 55,54% no fluxo de passageiros. Este foi o primeiro mês do ano, desde o início da pandemia, onde este número supera a marca dos 100 mil viajantes. Somente os meses de janeiro, fevereiro e março – período de verão e pré-pandemia – registraram uma movimentação superior a esta.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, os dados consolidam a retomada do turismo em Alagoas que, gradualmente, volta a receber turistas sendo um dos destinos mais buscados do mercado brasileiro.
“O crescimento do fluxo de passageiros no Zumbi dos Palmares é a prova de que nosso trabalho tem dado certo. Estamos desde o início da pandemia em diálogo com as principais companhias aéreas, reforçando nossos acordos de concessão de incentivos, garantindo o restabelecimento da malha aérea. Já temos 13 voos diários provenientes dos principais mercados do turismo brasileiro e teremos 32 voos fretados que começam já neste mês de novembro para o verão. O turismo se recupera de forma cautelosa e segura, e voltaremos a impactar positivamente na economia do estado ainda neste ano”, finalizou Rafael Brito.