As reuniões entre a administração da TAP e os sindicatos que representam os trabalhadores da companhia aérea para discutir o plano de reestruturação da transportadora, que tem de ser entregue em Bruxelas até 10 de dezembro, iniciaram está semana.
As reuniões incluíram o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e a Comissão de Trabalhadores, enquanto os sindicatos dos trabalhadores de terra foram ouvidos na sexta-feira (13).
Recorde-se que o ministro da Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, disse na semana passada que a primeira fase do plano de reestruturação da TAP “está feita”, indicando que as negociações com os sindicatos arrancariam desde logo.
Na ocasião, durante uma audição parlamentar, o governante revelou que o plano de reestruturação “vai ser exigente” e “muito difícil”, porque de outra maneira os portugueses não iriam entender a injeção de recursos públicos que está a ser feita.
“Temos uma companhia aérea que está sobredimensionada para a realidade atual e temos de conseguir um processo restruturação que garanta que a companhia aérea vai ser viável e sustentável”, defendeu Pedro Nuno Santos, acrescentando que não é possível “manter artificialmente uma dimensão que não tem neste momento procura prevista”.reestruturaçãoreuniõesSindicatosTAP