ALAGOASDestaques

Empresários alagoanos comemoram bom momento do turismo na retomada

Esforço do Governo de Alagoas e dos empresários foi fundamental para o sucesso do aumento do fluxo turístico

A retomada do turismo em Alagoas aponta para um aumento do fluxo em mais entre 45 e 65% % de ocupação nos hotéis, concretizando assim as previsões que vinham sendo feita pelo presidente do Maceió Convention, Glenio Cedrin, em entrevista exclusiva para nós em meados de agosto deste ano.

O presidente do Maceió Convention mais uma vez gentilmente conversou conosco e com muita alegria e comentou, que as perspectivas para o turismo em Alagoas são as melhores possíveis, com 100% das atividades turísticas retomadas em janeiro de 2021. Como sempre o presidente do Maceió Convention apresentar dados importantes, mostrando que atualmente estamos com 65% do fluxo turístico normalizado e que em dezembro, o indicativo é de 85%, podendo chegar a 95%.

Segundo ainda Glênio Cedrin é necessário ressaltar o aumento da malha aérea da companhia GOL em Alagoas com 15 voos diários; incluído as conexões da voepass, reforçando as quatro bases (Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), todos diretos para Maceió.

A Azul também tem contribuído com cinco voos com conexão em Recife, que é o hub da companhia no Nordeste, mas que segundo Glênio, ainda é bastante tímida e precisa melhorar. Para ele isto deve ocorrer com certeza a partir do próximo ano com aumento da procura pelo destino Maceió.

Para o presidente do Maceió Convention a situação só tende a melhorar a partir de agora e que a notícia da existência da vacina contra o covid-19, que deverá ser colocada à disposição do mundo, a partir do próximo ano, o turismo volta a normalidade.

Empresários otimistas

Empresário de várias regiões de Alagoas ouvido por nós, comemoram o aumento do fluxo de turistas.  Entre eles está Miltinho Vasconcelos, que também é diretor da ABIH/AL.  Segundo ele este aumento é fruto de um grande esforço realizado por todos, desde o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur), Prefeitura de Maceió e entidade que integram o trade em Alagoas.

Para Miltinho Vasconcelos, o aumento da malha aérea foi estratégico para o crescimento do fluxo de turistas em Alagoas, neste momento que se aproxima do final do ano e início da temporada turística. “No início o nosso público era regional porque utilizavam o carro como meio de transporte. Agora nossos hóspedes chegam de avião e são na sua maioria de os pólos emissores como São Paulo e Sul do Brasil”, disse ele.

Para Cláudio Zanichelli gerente da Pousada Paraíso dos Coqueirais em Japaratinga, o aumento de hóspedes surpreende a todo. “Estamos nos mesmos níveis de ocupação de janeiro de 2019 e o impressionante é que em dias de semana, que geralmente havia queda”, enfatiza ele. “No início eram os turistas regionais, mas agora estamos recebendo de São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e até de Roraima”, relata ele.

O proprietário do Dunen Hotel em Piranhas, região dos Cânions de São Francisco, Cleudison Miranda, o cenário está melhor que 2019, antes mesmo de surgir a pandemia do covid-19. “As pessoas estão viajando mais do que antes. Houve um aumento de 45% da ocupação e durante os dias úteis da semana, que geralmente eram baixas”, disse ele.  

Para o diretor regional da ABIH/AL na região dos Cânions, Eduardo Clemente, todos estão comemorando o sucesso da retomada das atividades turísticas e as perspectivas são ainda melhores para dezembro e o próximo ano. “Estamos muito esperançosos com tudo que está ocorrendo”, disse ele, principalmente porque nosso destino é hoje um dos mais procurados não só em Alagoas como em Sergipe e todo Brasil”, finalizou.  

Artigos relacionados
ALAGOAS

Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes

As escolas de ensino integral da rede estadual vão ampliar sua oferta de cursos técnicos para o ano letivo 2026….
DestaquesEVENTOS

Brasil recebe grandes eventos e se consolida como um dos principais destinos para turismo de eventos e negócios

Das areias de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), à beira da baía do Guajará, no Pará, o Brasil viveu…
Destaques

Maragogi (AL) vence o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025

A Prefeitura de Maragogi conquistou, de forma histórica, o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025, na categoria Governança, consolidando…