O pernambucano Gilson Machado Neto é o novo ministro do turismo do Brasil. O anuncio foi feito a poucas horas pelo Palácio do Planalto, que exonerou o deputado federal Marcelo Alvaro que ocupava o cargo desde o inicio do governo Bolsonaro. As mudanças são consequência das negociações com os partidos do Centrão.
Gilson Neto é médico veterinário, músico, empresário de banda de forró e também das áreas de comunicação e turismo e aliado de confiança do Presidente da República, a quem ele chama de “Jair”. Gilson Neto ocupava o cargo de Presidente da Embratur, também desde o inicio do governo Bolsonaro.
Na negociação fica a expectativa de como fica a Embratur, agência responsável pela promoção do Brasil no exterior como destino turístico, um desafio que ainda não foi vencido, um cenário que vem de muito tempo e foi agravado com a pandemia devido a falta de divulgação do país no exterior.
O Brasil ainda sofre com a imagem de destino de turismo sexual, onde vários governos se limitavam a divulgar o país como lugar de mulatas semi-nuas e muita festa nas ruas como o Carnaval. Um segmento do turismo condenado pelos operadores internacionais. Há muito para ser feito, assim que a vacina contra o covid restabeleça a normalidade da atividade turística internacional.