DestaquesNotícias

Grupo Paes Mendonça desiste de projeto em Pernambuco e fica convite para Alagoas

O jornal O Poder, prosseguindo sua trajetória de trazer para os seus leitores informações privilegiadas e inéditas, noticiou, na sua edição das 19h00, a desistência do mega empresário João Carlos Paes Mendonça de um projeto milionário no litoral sul de Pernambuco.

O empresário pernambucano João Carlos Paes Mendonça desistiu de implantar um doa maiores projetos turísticos do litoral sul de Pernambuco, o Costa de Guadalupe, numa área de 1 milhão e 200 mil metros quadrados que abrigaria um hotel, um flat, uma marina, um clube, lotes para casas e ainda recuperaria uma igreja antiga que fica no local.

Depois de 12 anos de espera numa luta dentro da burocracia ambiental em Pernambuco o tenaz João Carlos Pães Mendonça cansou da falta de apoio de um Governador e da classe política pernambucana desgastada e que só luta por interesses menores.

Segundo o Blog do Jornalista Magno Martins,  o projeto do empresário João Carlos foi “submetido por anos à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), foi discutido em audiências públicas em Sirinhaém e Rio Formoso, na área do projeto. Foi passado e repassado sem indícios de que ele seria liberado. JCPM, contudo, manteve-se firme em viabilizar o projeto com investimentos de R$ 300 milhões e que mudaria o perfil socioeconômico da região.

Um amigo de JCPM acha que ele, aparentemente, se encheu das picuinhas e das sucessivas exigências sem sentido que o Governo do Estado fez. “O Jornal do Comércio queria registrar a queixa do empresário. Mas ele proibiu, para não quer ser acusado de usar seus veículos de comunicação em proveito próprio”.

Em março de 2018, o presidente da CPRH, Eduardo Elvino, disse à Folha de São Paulo que a legislação é rígida e precisa ser cumprida. “O projeto inicial era ruim”. Por exigência do órgão, o grupo JCPM precisou realizar estudos geológicos, arqueológicos, urbanísticos e de correntes de maré. Foram exigidos ainda detalhamento da vegetação, escavações e análise de avanço do mar.

Segundo Elvino, diante desses novos procedimentos do grupo construtor o projeto deveria à época ser aprovado. “Faltando apenas a manifestação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional)”. Mas nada aconteceu.

Em 2020, em plena pandemia do coronavírus, a desistência de construir o Costa Guadalupe é uma perda econômica para o Estado. JCPM fez de Pernambuco seu Estado, investiu aqui na maior parte dos seus negócios e agora leva essa rebordosa.

É bom observar com o Governo do Estado vai tratar agora de um grandioso projeto turístico trazido por gaúchos para a Praia de Carneiros, também no litoral sul. Que prevê hotel, restaurante e parque aquático. O governador Paulo Câmara esteve no lançamento da pedra fundamental do projeto. Serão dois pesos e duas medidas?”.

Depois disso fica o convite a este empresário pernambucano que ajudou a construir parte da riqueza daquele Estado para que venha para Alagoas e aqui terá todo apoio.

Artigos relacionados
Destaques

Parque Olímpico do Rio de Janeiro terá o maior complexo de entretenimento da América Latina

O Parque Olímpico do Rio de Janeiro, localizado na Barra, vai receber um megacomplexo de entretenimento com direito a parque…
Destaques

Cabines do Disney's Fort Wilderness proporcionam rusticidade com conforto

Se você ama atividades ao ar livre, algumas das melhores acomodações no Walt Disney World estão no amplo Fort Wilderness…
Destaques

Modernização da nova Lei Geral do Turismo fortalece e simplifica atuação do setor

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) celebra a aprovação e a modernização da Lei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :