
Obra é estratégica para escoar o fluxo de veículos de turistas que reclamam do péssimo serviços da travessia de balsa sobre o rio Manguaba
O Governador Renan Filho anunciou ontem em reunião com o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela e a secretária municipal de turismo, a jornalista Zélia Cavalcante, que ainda este mês inicia a recuperação da AL 460, entre Porto de Pedras e Porto Calvo.
A rodovia é importantíssima para escoar o fluxo de veículos de turistas, já que a travessia de balsa sobre o rio Manguaba é caótica diante da ineficiência prestada pela empresa que detém a concessão de exploração do serviço.
Atualmente o tempo gasto na espera pela travessia da balsa é uma hora ou mais, isto porque as balsas são ainda de madeira e sem nenhuma padronização de segurança, além do valor cobrado ser considerado muito caro pelos turistas.
A recuperação da AL 460 é muito importante para o desenvolvimento do turismo na Rota Ecológica, uma das mais procuradas do Brasil.
Museu do mar
Outra reivindicação realizada pelo prefeito de Porto de Pedra, segundo a secretária de turismo, foi a conclusão da obra do prédio histórico da antiga cadeia pública, que está sob a responsabilidade da secretaria de segurança do estado. Os serviços iniciaram há três anos e somente a fachada foi concluída ficando toda parte de dentro sem melhorias.
O prédio inclui também toda aérea em sua volta que foi ocupada irregularmente por invasões, incluindo o “Oitizeiro do Imperador”, onde D Pedro II teria parado para descansar quando em viagem para Porto Calvo.
Segundo a secretária de turismo, Zélia Cavalcante, o prefeito está mantendo entendimentos com a Marinha do Brasil para revitalizar o local onde fica o farol de sinalização dos navios. “Queremos transformar o local em uma área de visitação turística com barracas de artesanatos e comidas típicas”, disse ele .