DestaquesNotícias

Funcionários da TAP buscam acordo para evitar demissões com redução de salários

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) de Portugal disse as reuniões com a TAP tem o objetivo “alcançar um acordo de emergência”, disponibilizando-se para apresentar medidas para evitar demissões.


Em comunicado aos associados, a que a Lusa teve acesso, o SNPVAC, que esteve hoje numa reunião com a TAP e o Governo, referiu que, no encontro, “foi possível demonstrar” que os tripulantes estão “preparados para apresentar o desenho de medidas de adesão voluntária que permitam uma reestruturação, sem o recurso a mais despedimentos”.

De acordo com a mesma nota, “estas reuniões terão como objetivo alcançar um acordo de emergência que permita a conciliação desses objetivos”, podendo assim “evitar-se a imposição de um regime sucedâneo”, diz o SNPVAC, sem mais detalhes.

O sindicato reuniu-se com o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, um assessor do ministro das Infraestruturas e Habitação, o ‘chairman’, Miguel Frasquilho, o presidente executivo, Ramiro Sequeira, e um assessor do Conselho de Administração da TAP.

De acordo com a mesma nota, a estrutura sindical reafirmou que “a sua principal preocupação é a manutenção dos postos de trabalho e a dignidade” desta classe profissional, “não descurando a viabilidade futura da empresa”.

A TAP “comprometeu-se diante dos representantes do Governo a agendar reuniões nas próximas semanas” e manifestou “a intenção de negociar um novo acordo de empresa até ao final de 2021”, disse o sindicato.

A administração da TAP comunicou esta quinta-feira aos trabalhadores que uma nova ronda de negociações com os sindicatos, sinalizando estar para breve a publicação da declaração da empresa em situação económica difícil, um passo “essencial” no processo de reestruturação.

“A administração, à semelhança do que vem fazendo desde o início deste processo, endereçou, durante a semana passada, comunicações às estruturas representativas dos trabalhadores, convidando as mesmas a participar em processos de diálogo social neste início de ano. Nestas reuniões, que se iniciarão hoje mesmo, a administração da TAP e o Governo da República estarão lado a lado para estabelecer o diálogo acima referido”, lê-se numa comunicação enviada aos trabalhadores, a que a agência Lusa teve acesso.

No documento, assinado por Miguel Frasquilho e Ramiro Sequeira, refere-se que na sequência do anúncio já anteriormente efetuado pelo Governo, está prestes a ser publicada em Diário da República “e, portanto, tornar-se oficial e efetiva, a declaração de a TAP, S.A., da Portugália, S.A. e da Cateringpor, S.A. estarem em situação econômica difícil”.

Em 22 de dezembro, o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que declara a TAP, a Portugália e a Cateringpor, a empresa de ‘catering’ do grupo TAP, em “situação económica difícil”. “A estas empresas são, assim, atribuídos os efeitos previstos na legislação, nomeadamente a alteração de condições de trabalho e a não aplicação ou a suspensão, total ou parcial, das cláusulas dos acordos de empresa ou dos instrumentos de regulamentação coletiva aplicáveis, com estabelecimento do respetivo regime sucedâneo”, adiantou o Governo.

O plano de reestruturação da TAP, entregue em Bruxelas em 10 de dezembro, prevê a suspensão dos acordos de empresa, medida sem a qual, de acordo com o ministro Pedro Nuno Santos, não seria possível fazer a reestruturação da transportadora aérea.

O documento entregue à Comissão Europeia prevê o despedimento de 500 pilotos, 750 tripulantes de cabine, 450 trabalhadores da manutenção e engenharia e 250 das restantes áreas.

O plano prevê, ainda, a redução de 25% da massa salarial do grupo (30% no caso dos órgãos sociais) e do número de aviões que compõem a frota da companhia, de 108 para 88 aviões comerciais.

Artigos relacionados
Destaques

Parque Olímpico do Rio de Janeiro terá o maior complexo de entretenimento da América Latina

O Parque Olímpico do Rio de Janeiro, localizado na Barra, vai receber um megacomplexo de entretenimento com direito a parque…
Destaques

Cabines do Disney's Fort Wilderness proporcionam rusticidade com conforto

Se você ama atividades ao ar livre, algumas das melhores acomodações no Walt Disney World estão no amplo Fort Wilderness…
Destaques

Modernização da nova Lei Geral do Turismo fortalece e simplifica atuação do setor

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) celebra a aprovação e a modernização da Lei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :