DestaquesNotícias

Transporte de resíduos e rejeitos terá que ser cadastrado em sistema online

Trucks with toxic waste on the highway. Industry and pollution concept.

Toda empresa geradora de resíduos sólido e rejeitos têm até o dia 28 de fevereiro para se cadastrar ao Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas, (SGORS) conforme Decreto Estadual 61.571 DE 8 de dezembro de 2018 que Criou o Módulo de Resíduos Sólidos de acordo com a classificação de periculosidade.

Estão sujeitos também ao decreto, além dos geradores de resíduos sólidos, os transportadores, destinação intermediária, final e disposição final. Todos terão que realizar o cadastro e não poderão transitar com resíduos sólidos e rejeitos sem que o Manifesto de Transporte de Rejeitos (MTR) esteja no cadastro do SGORS.

Desta forma, a partir de agora, haverá um controle rígido e evitará crimes ambientais como foram cometidos em 2019, quando foram flagrados carregando tanques com chorume do aterro sanitário de Maceió, que estavam jogando o rejeito em uma área próxima ao aeroporto Zumbi dos Palmares. Um crime que causou revolta e indignação e que gerou um processo criminal no Ministério Público Estadual e que contou com a apuração da Polícia Civil.  

O SGORS tem o objetivo de monitorar todo e qualquer transporte de resíduos ou rejeitos, contribuindo de forma estratégica para a preservação ambiental e coibindo a prática criminosa realizada por empresas, que por muito tempo têm descartado material poluente no meio ambiente.

Resta agora realizar ações de fiscalização por parte dos órgãos ambientais e também contar com a contribuição de denuncias realizadas por cidadãos e ONGs sobre o transporte ilegal de resíduos sólidos e rejeitos.

Nosso blog está à disposição receber denúncias também pelo e-mail lunamozartjornalista@gmail.com

Artigos relacionados
Destaques

Ferramenta Amazonas To Go auxilia turistas na hora de garantir presentes regionais

Comprar presentes e souvenirs para família e amigos faz parte da programação de muitos viajantes que querem levar mais que…
Destaques

Praia do Patacho (AL) deve renovar certificação internacional do Selo Bandeira Azul 24/25

A Praia do Patacho, localizada na cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, apareceu entre as pré-selecionadas…
Destaques

Estreia da sessão gratuita lota Cine Penedo 

Maria Eduarda e Adryan Rodrigues estudam na mesma escola e combinaram de ‘pegar um cineminha’ na quarta-feira, 19, data da…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :