O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago do ML, disse que o quadro da pandemia em Arapiraca é preocupante diante do crescimento assustador do número de casos. Segundo dados da Sesau, o aumento foi de 22,40% nos primeiros dias de janeiro. Para se ter uma ideia do avanço da doença em Arapiraca, até o dia 14 de janeiro de 2021 foram registrados 205 casos de covid, ao passo que em dezembro de 2020, foram 175 casos em 30 dias.
O Hospital Nossa Senhora do Bom do Conselho, conhecido como Regional de Arapiraca, está com 100% dos leitos das UTIs ocupadas e a Unidade de Emergência do Agreste com mais de 85%, o que se caracteriza o pré-colapso.
Segundo ele as demissões realizadas no quadro do pessoal da saúde no final do ano passado, por força da lei, e a não contratação por parte do atual prefeito Luciano Barbosa, deixou a população sem atendimento médico em vários postos de saúde no município, provocando a insatisfação da população que está também cobrando dos vereadores um posicionamento na garantia de um serviço essencial como é a saúde.
Segundo ele, até o Ministério Público Estadual, já inquiriu o prefeito solicitando providencias para que o atendimento médico seja restabelecido na sua normalidade. Thiago ML relatou que até agentes de saúde foram demitidos, provocando a interrupção de acompanhamento de pacientes. O presidente disse ainda que a Câmara está realizando um estudo sobre a situação e a partir dai encaminhar para o Poder Executivo, um plano de ação com sugestões começando pelo controle de pessoas a Arapiraca. Ele defende a volta das barreiras sanitárias urgentemente e normas mais rigorosas para as feiras livres, principalmente a de segunda-feira, que é a principal.
Câmara
O presidente da Câmara de Arapiraca, Thiago ML disse que está implantando normas de segurança para realização das sessões presenciais, como verificação de temperatura em todos que vão participar, desde vereadores a população e servidores, além é claro do uso obrigatório de máscara e álcool para higiene nas mãos.
O presidente da Casa,Thiago ML, disse ainda que está bastante preocupado com o agravamento do cenário da pandemia na capital alagoana do Agreste e disse que poderá também realizar as sessões de forma virtual. Segundo ele é preciso que os profissionais de saúde voltem ao trabalho e espera o bom senso do prefeito.