
A decisão do Governo da Alemanha em fechar os aeroportos no país, para voos com passageiros, está causando uma grande preocupação em todo Europa e também no mundo, já que a medida pode ser implantada também em outros países, que são hub para aviação civil. A proposta seria para conter as novas variantes do covid-19, que estão se espalhando pelo mundo e levando milhares de pessoa a morte e causando o colapso no sistema de saúde de vários países.
A medida é considerada extrema e muito radical e que vai causar grandes problemas econômicos em todo o mundo, levando a recessão econômicas países que dependem da atividade turística, como Portugal e Espanha e outros. Para os especialistas se outros governos onde os aeroportos, que são hub da aviação seguir essa linha, será uma catástrofe para a economia e ainda sem a certeza se será eficaz, já que basta o exame RT PCR para os passageiros.
“O perigo representado pelas diferentes mutações do vírus exige que examinemos e discutamos no Governo medidas mais drásticas”, disse Horst Seehofer em declarações ao diário Bildt.
Entre as medidas a adotar, o ministro indicou “controlos mais estritos nas fronteiras, em particular com as zonas consideradas de risco muito elevado, mas também a redução a quase nada do tráfego aéreo com destino à Alemanha, como faz atualmente Israel”.
“A população, que na Alemanha aceita importantes restrições” face à pandemia, “espera de nós a melhor proteção possível face a uma explosão do número de casos”, declarou ainda Seehofer.