DestaquesNotícias

Atestado de vacinação poderá ser obrigatório para viagens

No início deste mês, uma pesquisa Gallup descobriu que 65% dos americanos disseram que estariam dispostos a tomar uma vacina contra Covid-19 aprovada pelo FDA imediatamente se ela estivesse disponível gratuitamente. Isso deixa mais de um terço da população sem vontade, por enquanto, de ser vacinada.

Os viajantes, como um subconjunto da população, parecem um pouco mais dispostos a receber o jab. O mais recente Índice de Confiança do Viajante mensal do grupo de defesa da indústria Travel Again descobriu que um em cada quatro viajantes a negócios e um em cada cinco viajantes a lazer não planejam tomar a vacina quando forem elegíveis.

Isso complica os esforços para esclarecer o impacto das vacinas em um sistema já complicado de quarentenas de viagens e requisitos de teste .

O que parece claro é que a experiência de viagem mudará para quem se vacinar e não se vacinar. Leora Lanz, professora associada da prática e presidente do programa de mestrado em administração em hospitalidade da Escola de Administração de Hospitalidade da Universidade de Boston, disse que os fornecedores precisam pensar agora sobre como lidarão com os passageiros que não foram vacinados. 

Por exemplo, as linhas de cruzeiro, disse ela, podem ter que expandir as instalações médicas a bordo para acomodar os testes diários, e certos destinos podem exigir prova de vacinação para a entrada.

“Teremos que pensar sobre o que é permitido no futuro”, disse ela, incluindo “para onde as pessoas podem viajar se não foram vacinadas”.

O que levanta a questão: os fornecedores exigirão prova de vacinação dos viajantes?

Legalmente, eles poderiam, disse o advogado da indústria e colunista da Travel Weekly, Mark Pestronk .

“Uma empresa nos Estados Unidos pode decidir legalmente com quem fazer negócios ou não, desde que a decisão não viole as leis de direitos civis”, disse Pestronk.

História relacionada: o CDC exigirá um teste da Covid para entrar nos EUA

David Sherwyn

David Sherwyn, professor de hospitalidade e recursos humanos e diretor do Cornell Center for Innovative Hospitality Labor and Employment Relations, disse acreditar que alguns fornecedores optarão por exigir vacinas.

O mais provável entre eles são as empresas de cruzeiros, disse ele, seguidas por resorts com tudo incluído. As conferências também podem exigir que os participantes sejam vacinados. É menos provável que hotéis urbanos tipicamente voltados para viajantes de negócios exijam vacinas, mas Sherwyn disse que pode ver um futuro em que uma grande marca designe uma marca leve como vacina obrigatória.

Se as empresas de cruzeiros exigirem vacinas, provavelmente perderão alguns clientes, disse Sherwyn. “Mas”, acrescentou ele, “você perderia mais pessoas que não querem ficar perto de pessoas que não foram vacinadas”, e isso aumentaria com o aumento da confiança do consumidor.

Lynn Minnaert

Mas Lynn Minnaert, cadeira acadêmica e professora associada clínica do Jonathan M. Tisch Center of Hospitality da Universidade de Nova York, considera “bastante improvável” que a maioria dos fornecedores exija vacinas.

Se isso se tornasse um requisito, disse Minnaert, complicaria ainda mais as viagens.

“Está mudando constantemente”, disse ela sobre os regulamentos. Isso é especialmente verdadeiro nos Estados Unidos, disse ela, onde as regulamentações variam de estado para estado.

História relacionada: o pedido Biden requer máscaras para viagens, quarentenas para viajantes que chegam

Lanz concordou que as regulamentações “são complexas e podem ser confusas”. No entanto, ela acrescentou, “eles vão, com o tempo, se tornar mais fáceis de navegar. E com isso em mente, vamos todos manter o desejo de viajar, de aprender uns com os outros e de ajudar as comunidades locais e os funcionários também”. 

Artigos relacionados
Destaques

Venda de passagens aéreas internacionais com destino à Bahia para o Carnaval 2026 crescem mais de 40%

Se existe um lugar onde o som se transforma em cor e a história se faz em passos de dança,…
Destaques

Confira os destaques do Calendário de Eventos para curtir o Brasil em fevereiro

Fevereiro chegou trazendo a energia contagiante do Carnaval, a maior festa popular do planeta, que pinta as ruas do Brasil…
DestaquesDESTINOS

Setor turístico de Alagoas debate novos mercados e estratégias para promoção internacional do estado

A Embratur, em parceria com o Governo de Alagoas e o Sebrae, realizam nesta quinta-feira (5), em Maceió, o encontro…