DestaquesNotícias

CEO Airbnb diz que 2021 será o ano do “foco” e superação

Se há uma coisa em que Brian Chesky está focado em 2021, é, bem, foco. Tanto é verdade que o cofundador e CEO do Airbnb disse a palavra sete vezes ao longo de uma entrevista de aproximadamente 20 minutos durante o  evento online The Year Ahead da Bloomberg  na semana passada.

“Será um ano de foco”, disse Chesky à âncora da Bloomberg Television Emily Chang. O foco não apenas ajudou o Airbnb a resistir à pandemia de coronavírus, diz ele, mas também será o que definirá a empresa para capitalizar na recuperação das viagens – que “não é uma questão de ‘se’; é uma questão de ‘quando'”.

É importante ressaltar que o foco é o que também permitiu que o  Airbnb se tornasse público no ano passado , contra todas as probabilidades. 

“No auge da crise, nossas ações estavam pouco acima de US $ 20”, diz Chesky. “Colocamos todas as mãos no convés e dissemos: ‘Não vamos realmente nos preocupar com coisas que não podemos controlar. Vamos nos concentrar em tentar realmente construir uma grande empresa.'”

Questões de mercado

Quando questionado sobre como a vida mudou para ele após o IPO do Airbnb, Chesky equipara o sentimento a como os casais geralmente se sentem depois de se casar – não há muitas mudanças; “tudo parece um pouco mais formal.” 

Embora Chesky diga que a Airbnb “opera como uma empresa pública há muito tempo”, agora “o senso de responsabilidade é muito mais vasto”.

“Certamente, quando os capitalistas de risco, fundos mútuos e firmas de private equity estão investindo em você, você sente a responsabilidade. Mas quando há centenas de milhares de acionistas – que são como as pessoas com quem você cresceu, especialmente nossos anfitriões – há um nível diferente de gravidade nisso. Parece uma outra parte interessada “, diz Chesky.

“Um dos benefícios de ter uma grande marca é que muitas pessoas querem fazer parte dela e querem possuir uma parte dela. Isso significa apenas que suas responsabilidades aumentam.”Existem muito poucas empresas que tiveram mais volatilidade do que a Airbnb no ano passado.Brian Chesky – AirbnbCompartilhe esta citação

Sobre a impressionante avaliação de US $ 113 bilhões do Airbnb, Chesky diz que não gosta de comentar sobre o preço das ações – “Acho que é um padrão perigoso para mim começar a fazer isso” – mas “quanto mais alto o preço, maiores as expectativas”.

O que ele não está preocupado é com a volatilidade do mercado – um assunto que está nas manchetes graças ao  que está acontecendo com as ações da GameStop .

“Nossa empresa está acostumada com a volatilidade depois do ano passado. Quer dizer, existem muito poucas empresas que tiveram mais volatilidade do que a Airbnb no ano passado”, disse Chesky.

“Não ficaremos pessoalmente nervosos com a volatilidade porque estamos olhando para o muito longo prazo.”

A função do CEO também mudou ao longo dos anos, continua Chesky. “A responsabilidade de um CEO na América hoje é diferente do que era há talvez 10 ou 20 anos atrás. Algumas décadas atrás, muito estreitamente, a maioria dos CEOs sentia que sua responsabilidade era única e exclusivamente para os acionistas. Não acho que existam muitos grandes CEOs hoje que pensam assim. “

As responsabilidades das plataformas online também mudaram, diz Chesky, referindo-se às decisões que o Airbnb tomou em relação à segurança, mais recentemente ao  proibir estadias  em Washington, DC, para a posse do presidente Biden.

“Quando vim para o Vale do Silício em 2007, 2008, a ideia era que todos nós somos plataformas. As plataformas devem ser interativas … [a ideia é] que a internet é uma espécie de sistema imunológico: construir as ferramentas da comunidade e eles vão se moderar. “

O Airbnb aprendeu a lição mais rápido do que outras grandes empresas de tecnologia “porque tivemos pessoas destruindo suas casas. Temos pessoas se machucando fisicamente ou pior, e começamos a perceber que tínhamos que assumir mais responsabilidade pela atividade em nossa plataforma”, ele diz.

“Nem sempre estamos certos, mas queremos estar no ataque.”

Voltar às raízes

Durante a pandemia, o Airbnb fez muito com que retornasse ao seu negócio principal de compartilhamento de casa, enquanto  interrompia os investimentos  em outras unidades da empresa, como transporte e hotéis.

Chesky diz que o Airbnb planeja retomar os investimentos nessas áreas “no futuro”, e a empresa também recontratou alguns dos  1.900 funcionários que foram dispensados ​​no ano passado .

Ele diz que o Airbnb pretende continuar contratando funcionários “, mas eu disse aos nossos funcionários que você quer esperar o melhor e se planejar para o pior. E não sabemos o que vai acontecer de novo. Não quero nunca tem que fazer outra dispensa. “

Um pivô talvez surpreendente de ocorrer em meio à pandemia é o que aconteceu com a divisão Experiências do Airbnb, que  fazia passeios e atividades virtuais .Receba uma dose de viagem digital em sua caixa de entrada todos os dias

Assine nosso boletim informativo abaixoENVIARAceito os Termos e Condições e a Política de Privacidade .

Chesky diz que a ideia para experiências online veio dos anfitriões do Airbnb – afinal, os anfitriões ainda precisavam de caminhos para ganhar dinheiro – e isso provou ser uma estratégia eficaz além de gerar receita.

“Descobrimos que [experiências online] são um pouco como mergulhar o dedo do pé na água do Airbnb”, diz Chesky. Em outras palavras, se a primeira experiência de um consumidor com a plataforma é fazer uma aula de culinária virtual, ele ou ela pode retornar ao Airbnb para procurar acomodações na próxima vez.

“É uma ótima introdução à comunidade e deixa você mais confortável com o que é um host, como todo o sistema funciona.” 

Enquanto o Airbnb se prepara para o retorno inevitável da viagem, Chesky diz que outra grande área de foco é o atendimento ao cliente. Para tanto, em maio de 2020, a empresa contratou a ex-executiva da Apple, Tara Bunch, para “levar as coisas ao próximo nível”.

Embora outras empresas de hospitalidade tenham reduzido o investimento em atendimento ao cliente, “queremos fazer exatamente o oposto”, diz Chesky.

“Isso é parte do que significa estar preparado. Não queremos apenas ter o melhor serviço da classe. Você quer ter um serviço verdadeiramente de classe mundial.”

Futuro da viagem

Embora Chesky diga que está receoso de fazer previsões sobre o futuro das viagens – “qualquer um que está no negócio de prever o futuro foi humilde no ano passado” – o Airbnb publicou um novo relatório de viagens de 2021.

Intitulado  From Isolation to Connection – Travel in 2021 , o estudo captura a opinião pública a partir de pesquisas realizadas no final de dezembro de 2020.Nem sempre estamos certos, mas queremos estar no ataque.Brian Chesky – AirbnbCompartilhe esta citação

De acordo com o relatório, a reconexão é a principal motivação para viajar, e 54% dos entrevistados dizem que já reservaram ou planejam reservar viagens em 2021.

As pessoas são as que menos sentem falta das viagens de negócios e priorizam as viagens para visitar familiares e amigos. Cerca de 56% dos viajantes afirmam preferir um destino doméstico ou local, e um em cada cinco entrevistados afirma que deseja que seu destino fique próximo de casa.

O relatório também conclui que há um forte desejo de evitar as multidões de destinos populares, com 51% dos viajantes dizendo que estão mais interessados ​​em ficar isolados além das principais áreas turísticas.

Devido ao trabalho e aprendizagem remotos, um quarto dos americanos afirma estar aberto a viagens fora dos horários de pico do ano e dias da semana. Um quarto também afirma ter estadias mais longas em 2021.

“Os americanos sentem mais falta de viajar do que de qualquer outra atividade ao ar livre”, diz Chesky. “O que eles menos sentem falta é viajar a negócios e não perder pontos de referência. Eles não perdem lobbies lotados. Eles não sentem falta dos ônibus de dois andares.”

O que eles querem, continua ele, “é uma viagem significativa, não uma viagem em massa”.

Encontrar viajantes onde eles estiverem será o foco do Airbnb não apenas em 2021, mas por muitos anos.

“Estamos construindo uma empresa para o muito longo prazo”, diz Chesky. “Eu sei que provavelmente soa clichê, mas tenho 39 anos. Tenho a intenção de fazer isso nas próximas décadas.”

Artigos relacionados
Destaques

Parque Olímpico do Rio de Janeiro terá o maior complexo de entretenimento da América Latina

O Parque Olímpico do Rio de Janeiro, localizado na Barra, vai receber um megacomplexo de entretenimento com direito a parque…
Destaques

Cabines do Disney's Fort Wilderness proporcionam rusticidade com conforto

Se você ama atividades ao ar livre, algumas das melhores acomodações no Walt Disney World estão no amplo Fort Wilderness…
Destaques

Modernização da nova Lei Geral do Turismo fortalece e simplifica atuação do setor

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) celebra a aprovação e a modernização da Lei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :