AgresteCotidiano

Empresa quer licença para operar a queima de resíduos sem comprovação de eficiência de danos ao meio ambiente

Local de funcionamento é no Distrito Industrial de Girau do Ponciano que também não possui licença ambiental

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) embargou a obra de instalação da empresa Global Solutions, em Girau do Ponciano, por descumprir normas do processo de licenciamento ambiental, já que não tem licença para ter iniciado a construção para funcionamento. A empresa foi notificada e entrou com o pedido de licenciamento, que deverá ser apreciado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente ( Cepram).

A tecnologia utilizada pela empresa tem sua eficácia questionada por ambientalista, já que só tem uma unidade funcionando em Contagem, Minas Gerais, em um local longe de aglomerado urbano e com uma licença ambiental concedida pela prefeitura, que não emitiu nenhum parecer sobre a eficácia do funcionamento do empreendimento.

Em São Paulo não tem nenhuma unidade da Global Solutions funcionando e o local que foi anunciado, pela empresa na imprensa, existe apenas uma área algumas instalações com equipamento desmontado; fato constatado pela fiscalização do IMA que esteve lá.

Não aprovado pela Cetesb

Segundo conseguimos apurar junto aos representantes do IMA, que foram até São Paulo, a Cetesb não concedeu licença ambiental à Global Solutions até hoje, porque o processo de queima dos resíduos não teve sua eficácia comprovada e principalmente que danos pode causar ao meio ambiente e também aos seres humanos.

O pedido de licença ambiental realizado pela empresa informa que o empreendimento estaria se instalando no Distrito Industrial de Girau do Ponciano, contudo no contrato da empresa, o endereço é uma rua projetada, próximo a um aglomerado urbano residencial, fato que também preocupa a comunidade, fato constatado pelo IMA, que ainda lembrou que a Prefeitura não tem competência para conceder licença ambiental, para este tipo de instalação de processamento de resíduos.

O Cepram deverá analisar todo processo e se posicionar sobre a instalação do empreendimento nesta terça-feira (9)., Vale destacar que até agora não conseguiu comprovar eficiência e principalmente o impacto que causará ao meio ambiente.

Artigos relacionados
Cotidiano

IGPS realiza ação “Sua vida com um novo olhar ” no município de Piranhas

O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Socais (IGPS) promoveu no município alagoano de Piranhas, no sertão do Estado, mais…
Cotidiano

INAPE desmente fake news e confirma veracidade de pesquisa eleitoral na Barra de Santo Antônio

Uma notícia falsa, publicada em um site alagoano nesta segunda-feira (2), questionou a veracidade de uma pesquisa eleitoral que aponta…
Cotidiano

Samyr Malta inaugura comitê na Mangabeiras com grande participação popular

Neste domingo, 1º de setembro, o vereador Samyr Malta (Podemos) inaugurou seu comitê de campanha no bairro da Mangabeiras, em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :