CapitalDestaques

Operação em Maceió vai identificar condomínios que jogam esgoto nas galerias de águas pluviais

O objetivo é evitar a poluição das praias, que passam ter balneabilidade divulgada pelo Instituto do Meio Ambiente em atendimento a reclamação de turistas da falta de informação dos órgãos públicos.

A prefeitura vai realizar operações para identificar os condomínios que jogam esgotos nas galerias de águas pluviais que deságuam nas praias da orla de Maceió. A informação é do secretário de turismo de Maceió, Ricardinho Santa Rita, que estará presente pessoalmente nas operações de fiscalização. O secretário informou ainda que o sistema de tubulação que existe será reparado porque algumas bombas estão enguiçadas.

Segundo ele, o problema da poluição das praias de Maceió é consequência da incapacidade da Casal em ter solucionado o problema, que perdura a décadas, mas que espera que seja resolvido através da concessionária, vencedora do leilão dos serviços de saneamento básico de Maceió.

A poluição das praias de Maceió é um problema grave e antigo, que resiste às mais variáveis alternativas que foram implantadas, como a última que foi a criação de uma rede coletora com bombas para tentar evitar que haja nas praias verdadeiros lagos e rios de dejetos que escorrem a céu aberto como Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas.

A rede de tubulação foi danificada em meados de junho com uma ressaca do mar que levou parte da encanação e danificou algumas bombas inutilizando o sistema, o que agravou a situação das praias de Maceió.

Balneabilidade

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) desde semana passada voltou a divulgar a balneabilidade das praias em Alagoas, para informar não só a população, mas principalmente aos turistas que não conhecem bem os locais onde há poluição.

Os trechos mais críticos estão entre na praia de Jatiúca, próximo ao Hotel Jatiúca e Cruz das Almas, próximo ao Hotel Reymar onde a situação constitui uma vergonha para Maceió diante da quantidade água suja (podre) que deságua na praia formando uma grande lagoa na faixa de areia e chega ao mar.

Quando chove, segundo relatos dos surfistas que se arriscam frequentando as praias, uma longa faixa de água escura com cheiro de esgoto toma conta de todo trecho, trazendo muito lixo.

Artigos relacionados
DestaquesVÍDEO ENTREVISTA

VEJA O QUE ROLOU NA ABAV RIO DE JANEIRO

O MAIOR EVENTO DE TURISMO DA AMÉRICA LATINA REUNIU MAIS DE 30 MIL PESSOAS E ALAGOAS FOI DESTAQUE.
Destaques

Confaz aprova "tax free" para turistas estrangeiros

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou o “tax free”. A medida, apresentada pelo Estado do Rio de Janeiro,…
Destaques

ABAV: Coruripe-AL participa da maior feira de turismo da América Latina

Entre os dias 27 e 29 de setembro, o Rio de Janeiro sedia a 50ª edição da ABAV Expo. O…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :