Destaques

Piranhas bate 98% de ocupação hoteleira, mas aluguéis irregulares por temporada ameaçam hotelaria e promovem sonegação tributária

O municípios de Piranhas, cidade pólo do turismo na região dos Cânions do São Francisco, bateu os 98% de ocupação hoteleira para o período de Carnaval, segundo o secretário de turismo de Piranhas, Eduardo Clemente, que ressaltou que os 100% não foi atingido porque não foi decretado feriado e sim ponto facultativo em várias repartições públicas e expediente normal nas empresas privadas. “Mesmo assim é um percentual excelente em meio a uma pandemia que fechou os estabelecimentos hoteleiros por três meses”, disse ele, que também é diretor da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira em Alagoas (ABIH).

Segundo ainda Eduardo Clemente, outro fator que tem reduzido a ocupação hoteleira tem sido a busca por aluguel de imóveis por temporada, oferecidos em plataformas digitais. Para o secretário, que também é empresário do setor hoteleiros, a Prefeitura vai realizar um levantamento dos imóveis que estão sendo alugado por temporada. Poder Executivo pretende também preparar uma legislação fiscais específica, para que haja igualdade de tratamento com o a rede hoteleira que recolhe ISS, paga alvará de funcionamento e Imposto de Renda da atividade comercial realizada.

Já nos casos dos imóveis por temporada ,a situação é totalmente irregular, já que não emitem Nota Fiscal das diárias, não pagam ISS pelos serviços prestados, nem têm alvará de funcionamento. O caso mais grave é que os proprietários geralmente não declaram à Receita  Federal, esse rendimento obtido com aluguel por temporada, fato que já merece a fiscalização do “Leão”.

Em 2019, segundo o vice-presidente da ABIH em Alagoas, Miltinho Vasconcelos, os aluguéis por temporada de imóveis já levavam 8% dos clientes da rede hoteleira. Atualmente ainda não se tem um levantamento exato da situação com a chegada da pandemia, mas há quem arrisque que o percentual cresceu para perto dos 20%.

No Brasil, como no Rio de Janeiro e outros estados, e também na Europa, como Espanha e França já existem uma legislação especificas para o funcionamento da atividade comercial de aluguel por temporada para turistas, tema que será pauta de nossa próxima matéria.

Artigos relacionados
Destaques

Opções de viagens para quem gosta de se exercitar até mesmo no Verão

Para aqueles que adoram viajar no Verão, mas não abrem mão de manter uma rotina ativa, os roteiros que combinam…
Destaques

Fortaleza (CE): barracas da Praia do Futuro são declaradas Patrimônio Cultural do Brasil

Em um movimento emblemático de preservação cultural e comunitária, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que…
Destaques

Alagoas: Parceria entre projeto do IMA e Corpo de Bombeiros reforça segurança e conscientização no verão

A chegada do verão aumenta o fluxo de turistas e locais na costa alagoana. Por isso, o Projeto Nossa Praia,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :