NotíciasViajando Com Mozart

Como alugar um motohome e viajar pelo mundo

Em tempos de pandemia do covid-19 uma das opções para viajar tem sido alugar um motohome e sair pelo Brasil a fora. O motohome é uma casa sobre rodas. O espaço é otimizado e tem o apenas o essencial, o restante é muita aventura e o sentimento de liberdade pelas rodovias.

O motohome é basicamente, uma van com toda a infraestrutura para dormir, cozinhar e se locomover. Lá fora, principalmente nos Estados Unidos, viajar de motorhome é muito comum – e tem ficado ainda mais nesse momento pós-pandemia. Mas e por aqui? Será que é possível viajar de motorhome no Brasil? Veja abaixo!

Como alugar motorhome

Há diversas empresas especializadas que alugam o veículo para viagens (indicamos algumas mais abaixo). Os valores de diárias podem variar conforme o total de tempo reservado. Ou seja: em geral, quanto mais dias você fica com o veículo, maiores são as chances de conseguir um bom desconto no preço das diárias.

Lembre-se também que, quanto menos estruturados forem os locais do seu roteiro, mais completo precisará ser o veículo escolhido. Veja também a possibilidade de fazer um test drive, afinal, dirigir um motorhome é diferente de um carro comum.

Quanto custa viajar de motorhome no Brasil

A diária costuma começar em R$ 500 – mas pode ser muito mais cara dependendo do que o motorhome possui.


Documentação – Quem pode dirigir motorhome

Se você tem uma habilitação normal, categoria B, você pode dirigir um motorhome no Brasil de até 6 toneladas – anos atrás, era necessário uma habilitação diferente.

Na hora de alugar o veículo, certifique-se que ele tenha seguro contra roubo, incêndio e batidas. E não se esqueça, claro, de contratar um seguro viagem para você.

Veja também: Como funciona o seguro viagem? O que cobre? É obrigatório?


Para onde viajar de motorhome no Brasil

Uma das vantagens de viajar de motorhome é a liberdade. Basicamente, você pode dirigir para onde quiser dentro do território brasileiro. Também é possível ir para países vizinhos como Uruguai, Argentina e Chile – aí é importante checar as regras de cada um.

No entanto, se quiser estacionar o veículo para dormir ou mesmo passar uns dias em alguma região, é preciso encontrar campings (muitas vezes pagos) ou outro local seguro que autorize a permanência.

Falando em camping…

São locais de parada essenciais durante a viagem. Neles, é possível abastecer o veículo com água, recarregar baterias elétricas e despejar o esgoto nas “dump stations.”

Há alguns mais completos que contam também com banheiro com água quente. Vale a pena reservar com antecedência para não correr o risco de chegar e não ter lugar.

Alguns campings para você que quer viajar de motorhome no Brasil:

Hotel Mundaí, Porto Seguro (BA)

Camping Tiradentes, Tiradentes (MG)

Camping Amendoeiras, Arraial do Cabo (RJ)

Aldeia Maracajaú, Maxaranguape (RN)

Parque do Sesi, Canela (RS)

Paraíso Tropical, Bombinhas (SC)

Campestre Park, Balneário Rincão (SC)

Camping Pedra do Sino, Ilhabela (SP)Malas Além: em 3 tamanhos e cheias de funcionalidadesCabine MarinhoCheck-in M AreiaSet Check-in G Chumbo


Planejamento para viajar de motorhome no Brasil

Antes de colocar os pés na estrada, é importante organizar o que vai levar e definir minimamente seu roteiro para não ter surpresas. Leve em consideração que nem todo lugar tem estabelecimentos para fazer compras e em vários momentos você precisará abastecer o veículo.motorhome no brasil

Foto: Rota Alternativa

Além disso, nem sempre haverá sinal na estrada e nem todos os trajetos são pavimentados, então é bom checar também se o seu veículo é apropriado para aquela rota.

Veja também: Como organizar uma viagem – 8 dicas para não se perder


Lugares de manutenção do motohome

– Anacamp.com
– Camp & RV (iOS)
– CampingCard ACSI
– Caramaps
– Conversor de Medidas
– IOverlander (iOS e Android)
– Koa.com
– MaCamp
– Ondeacampar.com.br
– Roadtrippers.com
– RV Parky
– Sanidumps.c: produtos que não podem faltar em viagens de motorhome!

Pensando em viajar de motorhome no Brasil? Então, além das nossas dicas, veja a seleção que fizemos de produtos que vão tornar sua experiência ainda melhor! Clique na imagem de cada um para saber mais e comprar!

Lanterna Led Com Kit De Ferramentas Embutido 8 Em 1 Elgin No Voltage

Para não passar perrengues durante a viagem, essa lanterna de led que vem com 8 ferramentas embutidas pode ajudar!

Tênis Oakley Halftrack Lo

Jogo de Toalhas Concórdia, Gigante (100×150 cm), 4 peças, Coral, Buddemeyer

toalhas motorhome

Ninguém merece ficar sem toalhas durante a viagem e, na dúvida, é melhor pecar pelo excesso. Esse kit com 4 peças de toalhas grandes vai facilitar sua viagem, principalmente se estiver em família.

Barraca Camping Spider na Cobasi

barraca viajar motorhome

Barraca com capacidade para até 5 pessoas, com sistema de montagem automático e seguro –o sistema Spider funciona com uma corda, basta puxar uma para cada lado que a barraca irá se armar automaticamente.

Em geral, você vai gostar de viajar de motorhome se…

– Curte uma estrada;
– É organizado(a);
– Não se importa com perrengues;
– Adora natureza;
– Está afim de uma experiência diferente;
– Quer socializar com outros campistas.motorhome brasil

Foto: Fabian


Onde alugar motorhome no Brasil

Abaixo, algumas empresas que trabalham com aluguel do veículo:

Pura Vida, Curitiba (PR)
Kirsch, Novo Hamburgo (RS) e São José (SC)
Libber, Palhoça (SC)
Itu Trailer, Itu (SP)
Vandão, Salto (SP)


Motorhome no Airbnb

Se você acha que sair por aí de motorhome é um pouco demais, mas ainda assim quer ter a experiência, é possível se hospedar em trailers estacionados. No Airbnb, por exemplo, há várias opções:

– Serra da Mantiqueira, São Paulo

Estacionado dentro de um sítio na região da Mantiqueira, o veículo proporciona uma experiência de camping para até 4 pessoas e tem estrutura de mini cozinha, ar condicionado e banheiro. Adjacente ao motorhome há uma estrutura adicional de banheiro completo.

motorhome no brasil

Você encontra como: “Tchau rotina! Fique em um trailer na Mantiqueira.”

– Campos do Jordão, São Paulo

Para quem procura por uma experiência ainda mais diferente: um trailer de 1989 renovado e equipado para acomodar 2 pessoas – a sala se transforma em um quarto. Os hóspedes podem usufruir de toda área verde.

campos do jordao

Artigos relacionados
Notícias

Piranhas, destino turístico em Alagoas, recebe investimentos em energia elétrica

Piranhas é um dos principais destinos turísticos de Alagoas,  município localizado a 300 quilômetros de Maceió, no alto Sertão, na…
Notícias

Linha de crédito para o turismo registra mais de 4 mil contratos assinados, preservando cerca de 39 mil empregos

OFundo Geral do Turismo (Fungetur), que viabiliza linhas de crédito específicas para o setor, foi acessado por mais de quatro…
Notícias

Embratur discute incentivo para os municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada pela área técnica de turismo, participou de uma reunião, na última quinta-feira, 09…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :